Cavalo morto em bananal.
Foto: Reprodução/ Redes sociais

Um caso de extrema crueldade contra um cavalo chocou o interior de São Paulo no último sábado (16). O animal, que não resistiu após ser mutilado em uma área rural de Bananal, teve sua morte registrada como abuso a animal com agravante pela morte, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP).

O tutor do cavalo, de 21 anos, e uma testemunha foram ouvidos na segunda-feira (18) e liberados após depoimento. As investigações seguem em andamento para apurar as circunstâncias do crime.

Segundo informações do boletim de ocorrência divulgadas pelo portal de notícias ‘g1‘, a testemunha afirma que ele e o tutor estavam em uma cavalgada, cada um com seu cavalo, mas o animal do colega ficou cansado, deitou no chão — ele imaginou que o animal estava morto — e ele golpeou com o facão, decepando as patas e pedindo para o amigo não olhar. Com isso, a testemunha passou mal e foi embora do local.

Revolta e mobilização nas redes sociais

A brutalidade gerou forte comoção nas redes sociais, levando ativistas e artistas a se manifestarem. A defensora da causa animal Luísa Mell fez um desabafo:

“Monstros! Como pode gente? Pelo amor de Deus! Exigimos punição! Estes covardes têm que pagar! Cortaram as patas de um cavalo simplesmente porque ele não aguentava mais andar! Cidade Bananal. Já estamos em contato com uma vereadora! Vamos pressionar! Não se calem”.

A cantora sertaneja Ana Castela também reagiu, classificando o ato como covardia e pedindo justiça. A atriz Paolla Oliveira reforçou os apelos por mobilização para que os responsáveis sejam punidos.

[tdj-leia-tambem]

Prefeitura se posiciona

Em nota, a Prefeitura de Bananal confirmou estar acompanhando o caso junto à Delegacia de Polícia Ambiental e repudiou a violência:

“A Prefeitura repudia qualquer ato de crueldade contra os animais e reforça seu compromisso em zelar pelo bem-estar de todos”, afirmou a administração municipal.

O caso segue em investigação, e a expectativa é de que novas medidas sejam tomadas para responsabilizar os envolvidos.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4