Cinco pessoas são presas em operação contra 'gato' de energia em Campo Limpo Paulista
Foto: Divulgação/CPFL

Nesta quinta-feira (1º), uma operação contra “gatos” de energia em Campo Limpo Paulista terminou com cinco pessoas presas em flagrante. A ação de combate a fraudes e furtos de energia – os famosos “gatos”, em residências e comércios foi realizada pela CPFL Piratininga, em conjunto com equipes das polícias Civil e Científica da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí.

De acordo com a CPFL, a operação identificou ligações clandestinas que alimentavam 15 residências e um comércio, no bairro Marajoara. Assim, a equipe da distribuidora regularizou a medição, removendo todas as conexões clandestinas ligadas à rede elétrica. 

Além disso, a companhia fará os cálculos sobre a quantidade de energia desviada e seus respectivos valores. Em seguida, a CPFL repassará esses valores aos responsáveis pelas fraudes. Enquanto isso, as autoridades policiais conduzirão as investigações.

Essas operações de inspeção acontecem de forma permanente e têm como objetivo coibir a prática ilegal. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) distribui parte dos prejuízos causados pelas “perdas comerciais” (as fraudes), para a tarifa da distribuidora responsável pela região onde ocorreu o crime, no momento das revisões tarifárias.

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‘Gato’ é crime

Fraudar ou furtar de energia elétrica são crimes previstos no Código Penal, com pena que pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, os fraudadores recebem a cobrança com os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa.

Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado, para todos os outros clientes. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento. Consumidores que cometem o crime também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica podem causar acidentes graves, até mesmo fatais.

Clientes da CPFL Piratininga, que atende 1,9 milhão de clientes em 27 municípios no litoral e interior paulista, podem contribuir, de forma sigilosa, para o combate às irregularidades. Basta realizar a denúncia por meio dos canais disponibilizados pela concessionária: o app “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude ou pelo e-mail [email protected].