policia-civil-agencia-brasil-min-1-300x173
(Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

Um falso policial civil foi preso, nesta segunda-feira (22), pelos policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG). O homem se apresentava como sendo do Departamento de Operações Policias Estratégicas (DOPE) da Capital para comerciantes do município de Jundiaí.

Um funcionário do estabelecimento, visitado pelo falso policial, informou ao seu patrão que havia um policial civil querendo falar “apenas com o dono”. No entanto, como o dono estava viajando, o infrator deixou um número de telefone celular para ligar de volta.

Incomodado com o que poderia estar acontecendo, o proprietário ligou ao número e marcou uma reunião com o infrator nesta segunda-feira em seu estabelecimento. Contudo, suspeitando do falso policial, o comerciante entrou em contato com a chefia da Delegacia de Investigações Gerais.

O delegado Josias Guimarães designou uma equipe até o estabelecimento comercial, para aguardar a chegada do falso policial e averiguar o que ocorria. Durante a conversa com o comerciante, o “policial civil” fez uma proposta de parceria com o comerciantes. Foi aí, que o dono do comércio chamou os policiais verdadeiros da DIG de Jundiaí.

Os investigadores pediram as credenciais e o infrator se identificou como sendo do Departamento de Operações Policiais Estratégicas, exibindo apenas distintivos, sem apresentar a credencial da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Dessa maneira, os policiais conduziram o falso policial até a DIG, onde foi evidenciado que o indivíduo não possuía registros no cadastro de servidores públicos do Governo do Estado. Diante dos fatos, o delegado Josias Guimarães determinou a prisão do “policial fake”, que pagou fiança, a fim de responder processo em liberdade.

Agora, a Polícia Civil tenta descobrir se outros comerciantes também foram alvos do falso policial para saber o que ele exigia. Quem tiver denúncias, basta entrar em contato com a DIG, no bairro do Anhangabaú, ou na Delegacia Seccional de Polícia Civil pelo número (11) 4583-6400.

Recentemente, a Polícia Militar de Louveira também prendeu um falso policial, que realizava “contratos” com empresários da cidade, como se atuasse na Polícia Civil.

[tdj-leia-tambem]