Casa Novo Horizonte
Foto: Reprodução/ Jornal da Região

As fortes chuvas que atingiram o Jardim Novo Horizonte, em Jundiaí, na noite de domingo (7), provocaram o desabamento do terceiro pavimento de uma residência e deixaram quatro famílias desalojadas. Apesar do susto e dos danos materiais, não houve vítimas, e o imóvel precisou ser interditado devido ao alto risco de novos desabamentos.

Estrondo, correria e resposta imediata da Defesa Civil

Segundo moradores, após uma sequência de precipitações intensas no final da tarde, parte da estrutura superior da casa cedeu. Um forte estrondo alertou os vizinhos, que acionaram imediatamente os órgãos de emergência.

Equipes da Defesa Civil chegaram rapidamente ao local e realizaram uma avaliação técnica detalhada. O laudo preliminar apontou risco elevado de colapso, resultando na interdição preventiva total do imóvel, formalizada em auto de interdição.

Área isolada e suporte às famílias

Além da interdição do prédio, a Defesa Civil também restringiu a circulação de pedestres e veículos nas imediações, para evitar acidentes com possíveis quedas de materiais, como tijolos, vigas e rebocos ainda instáveis.

As quatro famílias desalojadas receberam orientações da equipe e assistência da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, que foi acionada para garantir suporte emergencial às vítimas.

Avaliação estrutural e próximos passos

Nos próximos dias, um engenheiro deverá produzir um laudo técnico completo para identificar as causas do desabamento e avaliar se o imóvel poderá ser recuperado ou se será necessária a demolição total.

Enquanto isso, a Prefeitura também atuou na limpeza das ruas do bairro, que registrou quedas de árvores devido ao temporal.

Nota Defesa Civil

A Defesa Civil informa que, nas últimas 12 horas, foram registrados 33 milímetros de chuva em Jundiaí, de forma generalizada em toda a cidade. Neste período, foram registradas 10 quedas de árvores. Os galhos já foram removidos e não há vias interditadas.

No bairro Novo Horizonte, três residências foram interditadas por segurança. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social foi acionada e esteve no local, porém as famílias optaram em ir para casa de parentes.

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP) informa ainda que houve afundamento de um bueiro em uma galeria pluvial na estrada municipal do Varjão. As equipes técnicas já estão no local realizando os reparos necessários.

Observação: Não houve registro de ocorrências relacionado a chuvas no bairro Residencial Jundiaí através dos canais oficiais da Prefeitura ou da Defesa Civil.