Detran-SP apreende 116 dedos de silicone em autoescolas
Connect with us

Polícia

Detran-SP apreende 116 dedos de silicone em autoescolas

Os dedos de silicone eram utilizados para fraudar o sistema de controle biométrico, permitindo que alunos registrassem presença nas aulas sem estarem presentes.

Published

on

Atualizado há

Detran-SP apreende 116 dedos de silicone em autoescolas
Foto: Divulgação/Detran-SP

Em uma ação de fiscalização realizada na quarta-feira (19), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), em parceria com a Polícia Civil, encontrou 116 dedos de silicone em um local de prova e aula prática para as categorias A e B. O caso aconteceu no bairro do Aricanduva, na Zona Leste de São Paulo.

Os moldes de dedos de silicone eram utilizados para fraudar o sistema de controle biométrico do e-CNHsp, permitindo que alunos registrassem presença nas aulas sem estarem presentes.

Detran-SP apreende 116 dedos de silicone em autoescolas
Foto: Divulgação/Detran-SP

Fraude de dedos de silicone

As cabines onde os dedos de silicone foram encontrados eram utilizadas por diversos Centros de Formação de Condutores (CFCs) em sistema de revezamento. Todos os presentes no local no momento da fiscalização foram considerados suspeitos de envolvimento na fraude.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) e o caso será investigado pela 4ª Delegacia de Crimes contra a Administração e Fraudes Decorrentes de Atividades de Trânsito. Se comprovado o crime, os instrutores e CFCs envolvidos podem responder por inserção de dados falsos em sistema (peculato digital) e falsidade ideológica, além de perderem o credenciamento junto ao Detran-SP.

Detran-SP apreende 116 dedos de silicone em autoescolas
Foto: Divulgação/Detran-SP

Detran-SP intensifica fiscalizações

Nos cinco primeiros meses deste ano, o Detran-SP já realizou 2.186 fiscalizações em empresas e profissionais que dependem de credenciamento junto à autarquia ou que estão sob sua regulamentação, como desmontes, autoescolas e estampadoras de placas.

Em 2023, foram 7.572 fiscalizações desse tipo, um número 10% superior ao do ano anterior. Somente em relação a CFCs e profissionais que atuam no processo de habilitação, foram aplicadas 389 penalidades, sendo 214 advertências por escrito, 72 suspensões das atividades e 103 cassações dos registros de credenciamento.

Como denunciar irregularidades

O Detran-SP orienta que, caso o cidadão desconfie de algum local irregular, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet, neste link.

Polícia

Incêndio deixa casa destruída no bairro Agapeama em Jundiaí

Chamas mobilizaram sete viaturas e levaram cerca de 3 horas para serem apagadas

Published

on

Casa e veículo em Jundiaí ficam completamente destruídos após incêndio.
400 m² e um veículo ficaram destruídos pelo incêndio (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Uma casa no bairro Agapeama, em Jundiaí (SP), foi atingida por um incêndio na quinta-feira (26). Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.  Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em materiais recicláveis que ficavam no fundo da residência e logo se alastrou pela casa e veículo que estava na garagem.  Chamas levaram cerca de…

Continue Reading

Polícia

Dupla é detida pela Guarda Municipal de Jundiaí após furtar bicicletas e fios de cobre

Homens de 38 e 35 anos foram presos em flagrantes e estão à disposição da Justiça

Published

on

À esquerda, duas bicicletas; à direita fios de cobre dentro de saco plástico. Ambos itens foram furtados em Jundiaí.
Bicicletas já foram devolvidas ao proprietário (Foto: Divulgação/ GMJ)

Dois homens, um de 38 anos e outro de 35, foram detidos por guardas municipais após furtarem duas bicicletas e fios de cobre da região da Vila Arens, em Jundiaí (SP).  Os guardas Silas e José Bonfim, responsáveis pela apreensão, foram acionados para averiguação de dois indivíduos suspeitos próximo à linha férrea. “Assim que nos aproximamos, um deles tentou fugir,…

Continue Reading

Polícia

Criança morre após ser esquecida dentro de carro

Caso está sendo investigado pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso

Published

on

Criança morre em casa e polícia investiga o caso. Na imagem, vemos a sirene da viatura à noite.
Inquérito foi aberto para apurar o caso (Foto: Canva)

Na última quarta-feira (25), uma criança morreu após ser encontrada desacordada em um carro em Joinville (SC). Segundo a Polícia Civil, a vítima foi esquecida dentro do veículo durante à noite.  Ainda de acordo com as informações iniciais da Polícia Civil, a vítima estava sob os cuidados da mãe.  Um socorrista que passava pelo local removeu a criança do veículo…

Continue Reading

Polícia

Jundiaí: mau cheiro em casa levanta suspeitas e GM prende morador por maus-tratos a animais

Na residência situada no bairro Vila Arens, em Jundiaí, um dos cães parecia estar morto, enquanto os outros dois estavam visivelmente debilitados.

Published

on

Cachorra encontrada em maus-tratos em Jundiaí
Foto: Guarda Municipal de Jundiaí

Na manhã da última terça-feira (24), por volta das 10h, a Guarda Municipal de Jundiaí foi acionada pelo Centro de Operações Táticas (COT) para investigar denúncias de mau cheiro em uma residência na Rua Pitangueiras, no bairro Vila Arens, sugerindo a possibilidade de situações insalubres no local. De acordo com informações apuradas pelo portal POP TV, ao chegarem à residência…

Continue Reading

Polícia

Justiça revoga ordem de prisão preventiva contra Gusttavo Lima

Polícia Federal havia incluído o nome do músico no sistema de alerta na noite de ontem (23)

Published

on

Gusttavo Lima posando dentro de avião.
Decisão retirou todas medidas cautelares (Foto: Reprodução/ Instagram @gusttavolima)

A ordem de prisão preventiva contra o cantor sertanejo Gusttavo Lima foi revogada pela Justiça nesta terça-feira (24). O desembargador Guilliod Maranhão anulou o mandado que havia sido emitido ontem (23). Ainda conforme a decisão, a suspensão do passaporte do certificado de registro de arma de fogo e demais medidas cautelares impostas pela juíza Andrea Calado também foram revogadas.  Entenda…

Continue Reading
Advertisement