
Em uma ação de fiscalização realizada na quarta-feira (19), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), em parceria com a Polícia Civil, encontrou 116 dedos de silicone em um local de prova e aula prática para as categorias A e B. O caso aconteceu no bairro do Aricanduva, na Zona Leste de São Paulo.
Os moldes de dedos de silicone eram utilizados para fraudar o sistema de controle biométrico do e-CNHsp, permitindo que alunos registrassem presença nas aulas sem estarem presentes.

Fraude de dedos de silicone
As cabines onde os dedos de silicone foram encontrados eram utilizadas por diversos Centros de Formação de Condutores (CFCs) em sistema de revezamento. Todos os presentes no local no momento da fiscalização foram considerados suspeitos de envolvimento na fraude.
A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) e o caso será investigado pela 4ª Delegacia de Crimes contra a Administração e Fraudes Decorrentes de Atividades de Trânsito. Se comprovado o crime, os instrutores e CFCs envolvidos podem responder por inserção de dados falsos em sistema (peculato digital) e falsidade ideológica, além de perderem o credenciamento junto ao Detran-SP.

Detran-SP intensifica fiscalizações
Nos cinco primeiros meses deste ano, o Detran-SP já realizou 2.186 fiscalizações em empresas e profissionais que dependem de credenciamento junto à autarquia ou que estão sob sua regulamentação, como desmontes, autoescolas e estampadoras de placas.
Em 2023, foram 7.572 fiscalizações desse tipo, um número 10% superior ao do ano anterior. Somente em relação a CFCs e profissionais que atuam no processo de habilitação, foram aplicadas 389 penalidades, sendo 214 advertências por escrito, 72 suspensões das atividades e 103 cassações dos registros de credenciamento.
Como denunciar irregularidades
O Detran-SP orienta que, caso o cidadão desconfie de algum local irregular, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet, neste link.
[tdj-leia-tambem]