Carro da Divisão Florestal da GM de Jundiaí
Foto: Divisão Florestal da GM de Jundiaí

Nesta quinta-feira (29), guardas da Divisão Florestal da GM de Jundiaí salvou um bebê de 45 dias que havia engasgado após ser amamentado.

De acordo com informações das autoridades, os guardas André Santos, Bruno e Vilson realizavam rondas na Vila Comercial, quando familiares os acionaram. “Percebemos o desespero da mãe que nos informou que o bebê estava engasgado. Imediatamente fizemos as manobras de desengasgo e a criança voltou a respirar”, explica o GM André Santos.

Ainda assim, com a situação aparentemente controlada , os guardas encaminharam o bebê até o pronto socorro do Hospital Pitangueiras. Lá, o bebê recebeu atendimento da equipe médica.

Os enfermeiros elogiaram a ação rápida dos guardas e a mãe, emocionada, agradeceu o trabalho e empenho das equipes.

Orientações da GMJ

De acordo com a corporação, em menos de dois meses, esse é a segunda vez que a GM realiza esse tipo de salvamento. Portanto, orientam quanto ao atendimento de desengasgo.

  1. Reconhecer que o bebê está cianótico, sem respirar ou com muita dificuldade respiratória. Geralmente a boca fica roxa.
  2. Colocar o bebê sobre a nossa perna. Virar a cabeça dele para baixo, segura a boca até ficar meio aberta e fazer cinco compressões firmes contra o dorso dele. Bater na costas.
  3. São batidas vigorosas para que a gente consiga realmente empurrar esse corpo estranho. Não tenha medo de machucar a criança, porque a mão de baixo está protegendo a parte frontal do corpo dela.
  4. Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de volta para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
  5. Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
  6. Se ela não se recuperou, não está conseguindo respirar e a boca continua roxa, vire novamente para baixo, abre a boca e faço novamente a manobra.