Fachada do prédio do Plantão Policial de Jundiaí, com a inscrição “Plantão Policial” em destaque sobre fundo azul.
Falso acidente de trabalho mobiliza UPA de Jundiaí e leva funcionários à delegacia (Foto: Reprodução/POP TV)

No início da tarde desta terça-feira (30), uma ocorrência inusitada mobilizou a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) e causou impacto no atendimento da UPA do Varjão. Segundo informações divulgadas pelo portal POP TV, dois funcionários de uma empresa localizada no Distrito Industrial de Jundiaí simularam um acidente de trabalho, levando à interrupção de atendimentos na unidade de saúde.

A equipe do Canil da Guarda Municipal — GMs Júlio, Marco e Willians — foi acionada após a administração da UPA suspeitar da situação.

Simulação envolveu queda de altura e mobilizou atendimento médico

De acordo com as informações, entre os envolvidos estavam um técnico de segurança do trabalho e saúde e outro funcionário da empresa. Sem comunicar os demais colaboradores, eles teriam simulado uma queda de altura. Um dos homens chegou a rasgar a calça e apresentava supostos ferimentos nas pernas.

Sem saber que se tratava de uma encenação, a equipe de enfermagem da empresa prestou os primeiros socorros e encaminhou o suposto acidentado até a UPA do Varjão na ambulância da própria empresa.

Atendimento foi priorizado e exames chegaram a ser solicitados

Ao dar entrada na unidade de saúde, os profissionais da UPA acreditaram que se tratava de um acidente real. Diante da gravidade aparente do caso, os atendimentos em andamento foram interrompidos para priorizar o paciente, que foi encaminhado diretamente para exames de raio-X.

No entanto, antes de entrar na sala de exames, o funcionário confessou à médica que tudo não passava de uma simulação.

Caso foi levado à Central de Flagrantes

A equipe da UPA ficou indignada com a situação e acionou a Guarda Municipal de Jundiaí. Todos os envolvidos foram conduzidos à Central de Flagrantes, onde o caso foi registrado. As partes foram ouvidas e, posteriormente, liberadas.

Os dois funcionários deverão responder judicialmente pelo ocorrido.