Gato de energia elétrica
Foto: Divulgação/CPFL

Nesta terça-feira (3), oito pessoas foram presas durante operação contra “gatos” de energia em Jundiaí. A operação conjunta de combate a fraudes e furtos de energia contou com agentes da CPFL Piratininga com a Delegacia de Investigações Gerais (DIG).

No total, o grupo inspecionou 15 residências no bairro Jardim Novo Horizonte, todas com fraudes (quando a irregularidade é através de um relógio-medidor de cliente da companhia) e ligações clandestinas. Além disso, as autoridades encaminharam oito pessoas à delegacia e retiraram os ramais clandestinos.

A CPFL ainda fará os cálculos sobre a quantidade de energia desviada e os respectivos valores. As investigações sobre os envolvidos e a prática criminosa em si estão a cargo das autoridades policiais.

Operação contra ‘gatos’

As operações de inspeção têm como objetivo coibir a prática ilegal de fraude e furto de energia. Esse tipo de violação causa o encarecimento das tarifas para todos os clientes da distribuidora, piora a qualidade do fornecimento de energia e coloca em risco a vida da população. De acordo com a distribuidora, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) distribui parte dos prejuízos causados pelas “perdas comerciais” no momento das revisões tarifárias.

Vale lembrar que as fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, cobram dos fraudadores os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa.

Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento. Consumidores que cometem o crime também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede podem causar acidentes graves, até mesmo fatais.

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“O furto de energia gera inúmeros problemas, não apenas para à distribuidora de energia com instabilidade no sistema elétrico, mas também aos clientes e poder público. Por isso pedimos que a população denuncie este crime”, comenta Fabio Carrasco Baptista, gerente de Recuperação de Energia da CPFL Piratininga.

Clientes da CPFL Piratininga podem contribuir, de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail [email protected].