'Gato': Operação em Jundiaí prende 8 pessoas por ligações irregulares de energia
Connect with us

Polícia

‘Gato’: Operação em Jundiaí prende 8 pessoas por ligações irregulares de energia

A ação da CPFL Piratininga e Delegacia de Investigações Gerais inspecionou 15 casas no bairro Jardim Novo Horizonte.

Published

on

Atualizado há

Gato de energia elétrica
Ação contra os “gatos” de energia elétrica, em Jundiaí (Foto: Divulgação/CPFL)

Nesta terça-feira (3), oito pessoas foram presas durante operação contra “gatos” de energia em Jundiaí. A operação conjunta de combate a fraudes e furtos de energia contou com agentes da CPFL Piratininga com a Delegacia de Investigações Gerais (DIG).

No total, o grupo inspecionou 15 residências no bairro Jardim Novo Horizonte, todas com fraudes (quando a irregularidade é através de um relógio-medidor de cliente da companhia) e ligações clandestinas. Além disso, as autoridades encaminharam oito pessoas à delegacia e retiraram os ramais clandestinos.

A CPFL ainda fará os cálculos sobre a quantidade de energia desviada e os respectivos valores. As investigações sobre os envolvidos e a prática criminosa em si estão a cargo das autoridades policiais.

Operação contra ‘gatos’

As operações de inspeção têm como objetivo coibir a prática ilegal de fraude e furto de energia. Esse tipo de violação causa o encarecimento das tarifas para todos os clientes da distribuidora, piora a qualidade do fornecimento de energia e coloca em risco a vida da população. De acordo com a distribuidora, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) distribui parte dos prejuízos causados pelas “perdas comerciais” no momento das revisões tarifárias.

Vale lembrar que as fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, cobram dos fraudadores os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa.

Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento. Consumidores que cometem o crime também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede podem causar acidentes graves, até mesmo fatais.

“O furto de energia gera inúmeros problemas, não apenas para à distribuidora de energia com instabilidade no sistema elétrico, mas também aos clientes e poder público. Por isso pedimos que a população denuncie este crime”, comenta Fabio Carrasco Baptista, gerente de Recuperação de Energia da CPFL Piratininga.

Clientes da CPFL Piratininga podem contribuir, de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br.

Polícia

Incêndio deixa casa destruída no bairro Agapeama em Jundiaí

Chamas mobilizaram sete viaturas e levaram cerca de 3 horas para serem apagadas

Published

on

Casa e veículo em Jundiaí ficam completamente destruídos após incêndio.
400 m² e um veículo ficaram destruídos pelo incêndio (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Uma casa no bairro Agapeama, em Jundiaí (SP), foi atingida por um incêndio na quinta-feira (26). Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.  Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em materiais recicláveis que ficavam no fundo da residência e logo se alastrou pela casa e veículo que estava na garagem.  Chamas levaram cerca de…

Continue Reading

Polícia

Dupla é detida pela Guarda Municipal de Jundiaí após furtar bicicletas e fios de cobre

Homens de 38 e 35 anos foram presos em flagrantes e estão à disposição da Justiça

Published

on

À esquerda, duas bicicletas; à direita fios de cobre dentro de saco plástico. Ambos itens foram furtados em Jundiaí.
Bicicletas já foram devolvidas ao proprietário (Foto: Divulgação/ GMJ)

Dois homens, um de 38 anos e outro de 35, foram detidos por guardas municipais após furtarem duas bicicletas e fios de cobre da região da Vila Arens, em Jundiaí (SP).  Os guardas Silas e José Bonfim, responsáveis pela apreensão, foram acionados para averiguação de dois indivíduos suspeitos próximo à linha férrea. “Assim que nos aproximamos, um deles tentou fugir,…

Continue Reading

Polícia

Criança morre após ser esquecida dentro de carro

Caso está sendo investigado pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso

Published

on

Criança morre em casa e polícia investiga o caso. Na imagem, vemos a sirene da viatura à noite.
Inquérito foi aberto para apurar o caso (Foto: Canva)

Na última quarta-feira (25), uma criança morreu após ser encontrada desacordada em um carro em Joinville (SC). Segundo a Polícia Civil, a vítima foi esquecida dentro do veículo durante à noite.  Ainda de acordo com as informações iniciais da Polícia Civil, a vítima estava sob os cuidados da mãe.  Um socorrista que passava pelo local removeu a criança do veículo…

Continue Reading

Polícia

Jundiaí: mau cheiro em casa levanta suspeitas e GM prende morador por maus-tratos a animais

Na residência situada no bairro Vila Arens, em Jundiaí, um dos cães parecia estar morto, enquanto os outros dois estavam visivelmente debilitados.

Published

on

Cachorra encontrada em maus-tratos em Jundiaí
Foto: Guarda Municipal de Jundiaí

Na manhã da última terça-feira (24), por volta das 10h, a Guarda Municipal de Jundiaí foi acionada pelo Centro de Operações Táticas (COT) para investigar denúncias de mau cheiro em uma residência na Rua Pitangueiras, no bairro Vila Arens, sugerindo a possibilidade de situações insalubres no local. De acordo com informações apuradas pelo portal POP TV, ao chegarem à residência…

Continue Reading

Polícia

Justiça revoga ordem de prisão preventiva contra Gusttavo Lima

Polícia Federal havia incluído o nome do músico no sistema de alerta na noite de ontem (23)

Published

on

Gusttavo Lima posando dentro de avião.
Decisão retirou todas medidas cautelares (Foto: Reprodução/ Instagram @gusttavolima)

A ordem de prisão preventiva contra o cantor sertanejo Gusttavo Lima foi revogada pela Justiça nesta terça-feira (24). O desembargador Guilliod Maranhão anulou o mandado que havia sido emitido ontem (23). Ainda conforme a decisão, a suspensão do passaporte do certificado de registro de arma de fogo e demais medidas cautelares impostas pela juíza Andrea Calado também foram revogadas.  Entenda…

Continue Reading
Advertisement