
Neste domingo (31), uma quadrilha com 10 homens armados invadiu a sede de uma empresa de terraplanagem, no bairro da Mina, em Itupeva, fazendo três empregados reféns por várias horas. Eles foram amarrados e confinados em um banheiro sobre a mira de armas de fogo.
Cerca de seis horas depois, os indivíduos partiram levando duas máquinas de grande porte utilizadas em terraplanagem. Na sequência, os empregados conseguiram se libertar e contataram um gerente de Segurança Municipal, e em seguida, viaturas em serviço foram até a empresa.
Durante a ação, também foi determinada a participação das Guardas Civis Municipais das cidades vizinhas, para que realizassem pesquisas junto ao sistema OCR (monitoramento por câmeras as quais compõem o muro virtual).
Pouco tempo depois do início das diligências, os empregados socorridos informaram como teria ocorrido o roubo, além do “modus operandis” utilizado pela quadrilha.
Assim, a ação conseguiu localizar as duas máquinas no interior de uma chácara no bairro do Guacuri. A equipe de MTR’s (Grupamento de motocicletas da GCM de Itupeva), localizou rastros de óleo sobre o asfalto, que seriam dos maquinários.
“É de grande valia ressaltar que foi de essencial valor o fato de ter a disposição o sistema OCR, o qual indicou o trajeto que as máquinas haviam tomado, desde o momento do roubo ate a localização das maquinas”, disse o gerente de Segurança Municipal, Jair Gomes.
Na chácara, ainda foi localizada em posse do morador uma espingarda calibre 22, com um silenciador acoplado. O morador foi conduzido à delegacia para que sejam tomadas as providências de Polícia Judiciária.
“A equipe na operação trabalhou como uma máquina que, quando está em perfeito funcionamento de sincronia, cada componente é uma engrenagem, desde o Comandante, passando pelo Gerente de Segurança até o GCM mais novo, cumprindo seu papel social e dando uma resposta rápida à população, que é quem mais importa. Isso me traz um sentimento de dever cumprido e orgulho, por fazer parte desta instituição, não podendo inclusive esquecer a Administração Municipal, que por meio do Prefeito Marcão Marchi, proporciona condições para o desempenho dos trabalhos e incentivo para que possamos continuar”, destacou o GCM Latorre.