
O Programa Patrulha Guardiã Maria da Penha, da Guarda Municipal de Jundiaí, vem dando frutos além do território local. Criada pela Prefeitura para monitorar, assistir e cumprir a lei no acolhimento de mulheres vítimas de violência (seja física ou emocional), a ação tem sido expandida para municípios vizinhos. Nesta sexta (19), 32 guardas civis municipais de Itupeva concluíram a capacitação ministrada pela GM Andréia Melo – responsável pelo programa em Jundiaí.
Com a conclusão, os GCMs itupevenses estão aptos em atendimento humanizado e acolhedor às mulheres em situação de violência. A capacitação teve início dia 6 de fevereiro.
“É muito importante esse aprimoramento, para melhor entender os temas, direitos humanos, questão da socialização, humanização e também as questões legais e jurídicas para fazer esse trabalho bem feito”, destacou Andréia Melo. “Esse acolhimento à mulher garante que ela se sinta segura e entenda que não está sozinha”.

Sobre o interesse de outras cidades no programa jundiaiense, Melo ressaltou a importância. “Ter municípios vizinhos fazendo esse acompanhamento ajuda caso ela migre para outra cidade, pois poderá continuar sendo acompanhada e não fica desamparada.”
[tdj-leia-tambem]
O comandante da GCM de Itupeva, José Augusto Gonçalves Alves, explicou que o objetivo é que todos os integrantes da Corporação passem pelo treinamento. “A corporação já atua nesse atendimento junto à comunidade e, com a capacitação, a tendência é aprimorar-se cada vez mais. Agora vamos fazer com mais responsabilidade, graças à Melo“, concluiu.
A GM Melo parabenizou a participação dos guardas e a oportunidade de ajudar na expansão do programa. A vereadora Ana Paula Marciano participou da solenidade.