
Nesta quinta-feira (19), o primeiro grupamento feminino da Guarda Municipal de Jundiaí comemorou 30 anos de existência. Assim, a corporação decidiu homenagear as cinco mulheres, guardas, que fazem parte da GMJ.
De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, das cinco homenageadas, três ocupam cargos de liderança. Junto delas esteve a primeira gestora mulher a assumir a Unidade de Gestão de Segurança Municipal, Carla Basson.
“São trinta anos de muito trabalho, período em que tiveram que superar muitas barreiras e preconceitos em setores até então formados por homens”, disse Basson.
Além disso, o Comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, também agradeceu e ressaltou a importância das mulheres na corporação. “É fundamental o trabalho delas. Hoje temos guardas em todos os setores da GM e ainda com integrantes nas especializadas Apoio Tático e Canil”.
Turma de ’91
Solange Bielça é hoje subinspetora e responsável pela manutenção da frota de viaturas, e foi uma das homenageadas. Ela aproveitou a ocasião para comentar sobre a evolução dos trabalhos e as conquistas das mulheres dentro da corporação.
“Em 1991, logo após a formação, fomos para o patrulhamento, porque o comandante da época acreditava em nosso potencial e conseguimos concluir muitas ocorrências com sucesso, sem a participação masculina”, explica.

Dr. Tarcísio Germano de Lemos é advogado criminalista, mas em 1991 era o comandante da GM. Ele lembra exatamente como foi a formação do grupamento feminino e a chegada das mulheres na corporação.
“A formação das primeiras guardas contou com aulas de Direito, defesa pessoal e tiros, e não demorou muito para efetuarem a primeira prisão, mostrando a predisposição para abordagem e detenções”.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		