
Empresas de Itapetininga, Jundiaí e outras regiões do interior paulista foram alvos de um sofisticado golpe com créditos tributários, identificado pela Receita Federal e a Polícia Federal. A fraude envolvia a oferta de serviços de consultoria para recuperação de tributos federais, utilizando créditos falsos.
Golpe com créditos tributários provocou prejuízo de milhões
Durante a operação “Quimera Fiscal”, realizada nesta quarta-feira (10), foi descoberto um prejuízo inicial de R$ 1,4 milhão em fraudes contra empresas em Avaré e Jundiaí. No entanto, a investigação revelou que o esquema se estendia a 187 contribuintes em 65 cidades de 14 estados, com um impacto total superior a R$ 244 milhões aos cofres públicos.
Segundo a Receita, o principal suspeito usava cinco CPFs obtidos de forma fraudulenta para aplicar o golpe. As falsas empresas cobravam até 70% do valor dos tributos supostamente recuperados. O dinheiro era desviado para a compra de bens e imóveis registrados em nomes de empresas de fachada e laranjas.
Como funcionava o golpe com créditos tributários
A quadrilha usava processos antigos contra a União e o extinto Instituto do Açúcar e do Álcool para simular a existência de créditos tributários já reconhecidos judicialmente. Com isso, criavam Guias de Recolhimento da União (GRU) com valores reduzidos, associadas a processos judiciais, para dar aparência de legalidade.
Posteriormente, os pedidos de compensação tributária eram transmitidos de forma administrativa e com efeito imediato, permitindo a extinção fraudulenta dos débitos. Os contribuintes, enganados, acreditavam que estavam quitando suas dívidas com o Fisco.
Ações da Receita e orientações ao contribuinte
Os agentes da Receita e da Polícia Federal cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos suspeitos nas cidades de São Paulo, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo e Porto Alegre.
Os investigados podem responder por crimes como falsidade documental e lavagem de dinheiro.
A Receita Federal alerta os contribuintes a desconfiarem de consultorias que prometem a quitação de tributos com deságio e orienta o contato com a Ouvidoria do órgão em casos suspeitos.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		