Golpistas se passam por familiares de vítimas após acidente aéreo em Vinhedo
Connect with us

Polícia

Golpistas se passam por familiares de vítimas após acidente aéreo em Vinhedo

Published

on

Atualizado há

Imagem do acidente aéreo envolvendo avião da Voepass em Vinhedo, usado por golpistas para criar perfis falsos e aplicar golpes online.
Foto: SSP/SP

Na internet, golpistas se aproveitam da tragédia envolvendo a queda do avião da Voepass em Vinhedo para se passar por familiares das vítimas, utilizando o nome das vítimas em golpes que incluem pedidos de ajuda financeira e a promoção do “jogo do tigrinho”.

Golpistas usam a dor das famílias para aplicar golpes

A queda do avião da Voepass em Vinhedo trouxe à tona não apenas uma tragédia, mas também a ação de golpistas que se aproveitaram do momento de dor para aplicar golpes. Esses criminosos, agindo de forma insensível e calculista, usam o nome das vítimas para se passar por seus familiares, alegando dificuldades no reconhecimento dos corpos. Com isso, divulgam campanhas falsas de arrecadação de fundos, conhecidas como “vaquinhas”, alegando que o dinheiro seria destinado ao translado, velório e enterro das vítimas.

Perfis falsos e golpes envolvendo o “Jogo do Tigrinho”

Além das vaquinhas falsas, os golpistas também criam perfis falsos nas redes sociais para promover o “jogo do tigrinho”, um tipo de jogo de azar. Em um caso específico, um perfil criado poucas horas após o acidente usou o nome e as fotos da advogada Laiana Vasatta, uma das vítimas da tragédia. O objetivo do perfil era divulgar o jogo de azar e direcionar os seguidores para um perfil do TikTok também recém-criado.

Golpistas criam perfis fakes com fotos de familiares

Outro golpe frequente envolve a criação de perfis falsos utilizando fotos de familiares enlutados, passando-se pelas vítimas. O UOL identificou mais de dez perfis criados recentemente usando o nome de Isabella Pozzuoli, uma jovem que postou uma foto em sua rede social pessoal minutos antes de embarcar. Esses perfis falsos repostaram a foto de Isabella e até mesmo imagens antigas dela com seus familiares, com o intuito de enganar os seguidores.

Perfil falso no Instagram com fotos de Isabella Pozzuoli, uma das vítimas de tragédia aérea, usado por golpistas para aplicar golpes.
Foto: Reprodução/Instagram

Golpistas utilizam fotos de crianças em seus golpes

Em outro caso de golpe, perfis foram criados em menos de 24 horas usando o nome e as fotos de Liz Ibba do Santos, uma garota de apenas três anos que estava a bordo do avião com seu pai, Rafael Fernando. De acordo com relatos de familiares, Rafael tinha a guarda compartilhada de Liz e estava a caminho de Florianópolis (SC) para passarem o Dia dos Pais juntos. Mais uma vez, os golpistas se aproveitaram da situação para enganar as pessoas e tirar proveito da tragédia.

Perfil falso no Instagram de Liz Ibba dos Santos, usado por golpistas após tragédia aérea para aplicar golpes e enganar seguidores.
Foto: Reprodução/Instagram

Polícia

Acidente aéreo em Vinhedo: Corpo de Bombeiros encerra trabalhos no local, mas atendimento às famílias continua

Equipes finalizaram a busca por vítimas às 22h45 de sábado (10), após a retirada das 62 vítimas dos escombros da aeronave.

Published

on

Equipe de bombeiros de SP reunida à noite em operação de resgate após acidente aéreo em Vinhedo, com uniformes e capacetes de segurança.
Foto: SSP/SP

O Corpo de Bombeiros concluiu os trabalhos em Vinhedo, no local onde ocorreu o acidente aéreo com a aeronave da Voepass Linhas Aéreas na tarde de sexta-feira (9). As equipes finalizaram a mobilização às 22:45 de sábado (10), após a retirada das 62 vítimas dos escombros. Os destroços da aeronave permanecem no local sob responsabilidade do Centro de Investigação e…

Continue Reading

Polícia

Retirada de corpos das 62 vítimas de acidente aéreo em Vinhedo deve acabar hoje, diz INC

Published

on

Equipes de resgate trabalham na remoção de vítimas após acidente aéreo em Vinhedo, com bombeiros e peritos no local.
Foto: Polícia Federal

A previsão é de que a remoção dos 62 corpos das vítimas do acidente aéreo em Vinhedo (SP) seja concluída até o final deste sábado (10). Os corpos estão sendo transportados ao Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo (SP). A informação foi divulgada pelo perito criminal federal e diretor do Instituto Nacional de Criminalística (INC), Carlos Palhares. Em entrevista…

Continue Reading

Polícia

Desastre aéreo em Vinhedo: Voepass confirma morte de passageiro fora de lista e número de vítimas sobe para 62

Segundo companhia aérea, nome de Constantino Thé Maia não estava na lista por uma ‘questão técnica referente às validações de check-in’.

Published

on

Desastre aéreo em Vinhedo Voepass confirma morte de passageiro fora de lista
Avião caiu na sexta-feira em um condomínio de Vinhedo. Ninguém sobreviveu (Foto: )

Na manhã deste sábado (10), a companhia aérea Voepass confirmou a 62ª morte na queda de avião em Vinhedo. De acordo com a empresa, o nome de Constantino Thé Maia não estava na lista de passageiros embarcados por uma "questão técnica identificada pela companhia referente às validações de check-in, validação do embarque e contagem de passageiros embarcados". "Em respeito à identidade do passageiro…

Continue Reading

Polícia

Fábrica de ecstasy desmantelada em Jundiaí: polícia apreende mais de 5 mil comprimidos

Máquina de fabricação de drogas e milhares de comprimidos de ecstasy apreendidos pela polícia em Jundiaí.

Published

on

Máquina de prensar comprimidos e grande quantidade de drogas, incluindo Ecstasy, apreendidas pela Polícia Civil de SP em Jundiaí.
Foto: Reprodução/Polícia Civil

Policiais da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) realizaram uma operação na quinta-feira (8) no bairro Tijuco Preto, em Jundiaí, que resultou na apreensão de uma quantidade significativa de drogas sintéticas. A ação policial foi motivada por uma denúncia anônima que apontava uma residência na região como um possível local de produção de ecstasy. Ao chegarem ao endereço indicado, os…

Continue Reading

Polícia

Aeroporto de Jundiaí enviou espuma para conter incêndio em avião que caiu em Vinhedo

Cerca de 60 litros do material, que funciona como um ‘detergente’ de incêndio, foram enviados ao local do acidente. Segundo autoridades, 61 pessoas morreram na queda do avião.

Published

on

Aeroporto de Jundiaí enviou espuma para conter incêndio em avião que caiu em Vinhedo
Foto: Reprodução/Gustavo Netto/TV TEM

O Aeroporto de Jundiaí enviou 60 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE) para auxiliar no combate às chamas e evitar explosão do avião que caiu em um condomínio em Vinhedo, no início da tarde desta sexta-feira (9). 61 pessoas estavam a bordo da aeronave e não houve sobreviventes. A distância do Aeroporto de Jundiaí e o local do acidente é de aproximadamente 20 quilômetros…

Continue Reading
Advertisement