Guardas Municipal de Jundiaí ganha reforço com 17 novos integrantes
Connect with us

Polícia

Guardas Municipal de Jundiaí ganha reforço com 17 novos integrantes

Com a chegada dos novos integrantes, Jundiaí passa a contar com um efetivo de 370 guardas municipais, sendo 43 integrantes mulheres

Published

on

Guarda Municipal de Jundiaí. (Foto: Divulgação)
Agentes também realizaram o patrulhamento preventivo em regiões com o Centro. (Foto: Divulgação)

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) ganhou nesta semana mais 17 novos integrantes para reforçar o patrulhamento preventivo na cidade. O grupo é formado pelo Centro de Instrução e Formação (CIF) da corporação e já iniciaram os trabalhos em diversas áreas de atuação da GMJ, como o patrulhamento do Centro Seguro e a escolta das doses até os locais de vacinação.

Com a chegada dos novos integrantes, Jundiaí passa a contar com um efetivo de 370 guardas municipais, sendo 43 integrantes mulheres.

Referência na formação de guardas municipais na região, o CIF formou nesta turma um total de 24 novos guardas, sendo, além dos 17 da corporação jundiaiense, quatro de Bragança Paulista e três de Cabreúva. Por conta do enfrentamento à pandemia, não foi realizada cerimônia de formatura dos novos guardas.

Formação

Respeitando os protocolos sanitários, a formação iniciou-se em outubro do ano passado e contou, em cinco meses de duração, com carga horária de 800 horas/aulas. O treinamento intensivo na sede da GMJ no Complexo Fepasa teve 17 disciplinas, em modalidades como treinamento de tiros de calibre 12 e pistola 380, controle de distúrbios, abordagem e rádio comunicação.

Já na parte teórica, o conteúdo em sala de aula contou com conteúdos como Direitos Humanos, Lei Maria da Penha, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Direito. O corpo docente da formação foi composto por 55 guardas voluntários e credenciados da própria corporação.

Investimentos

O prefeito Luiz Fernando Machado destaca os investimentos realizados na corporação. “A contratação de novos agentes para a Guarda Municipal de Jundiaí soma-se a outros investimentos, que vão desde a formação continuada de seus integrantes até a integração das forças policiais e as aquisições importantes para o fortalecimento do patrulhamento preventivo”.

De 2017, foram contratados 60 novos guardas e a frota da GMJ recebeu cerca de R$ 3,5 milhões em investimentos em 27 novas viaturas, duas delas para a Divisão Florestal. Foram adquiridos ainda 32 armamentos de grosso calibre – sendo 18 carabinas .40 e 14 espingardas calibre 12 -, além de cinco mil munições. Em novembro de 2019, ano em que completou 70 anos, a GMJ ganhou ainda um novo estande de tiros, no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Prefeitura, localizado no Distrito Industrial.

Em dois anos, 40 novos guardas foram contratados a partir deste concurso aberto em 2019. Como explica o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, “há muitos guardas afastados e outros tantos se aposentando. Se faz necessário essa reposição e quem ganha com isso é a população que terá mais guardas no patrulhamento”.

A gestora da Unidade de Segurança Municipal, Coronel PM Carla Basson, destacou os investimentos que o governo municipal vem realizando nesses últimos anos na segurança do município. “A formação de novos guardas municipais fortalece toda a estrutura da segurança pública no município aliado às ações e medidas preventivas junto à sociedade como já estamos fazendo através dos nossos programas que estão em execução que são a Guardiã Maria da Penha, Anjos da Guarda e Bairro Seguro”, comenta a gestora.

Mais segurança

Operado pelo Centro de Controle Operacional e pelas equipes de inteligência da corporação, a GMJ conta ainda com sistema de vigilância por câmeras de monitoramento, que tem auxiliado na solução de casos e colaborado com a atuação de outras corporações, como a Polícia Civil.

No total, são 187 câmeras próprias, instaladas em pontos estratégicos, sendo 102 câmeras OCR (sigla do inglês que se traduz como reconhecimento óptico de caracteres) para a leitura de placas de veículos e outras 85 de monitoramento (CFTV). Mais 60 câmeras deverão ser instaladas na região do Jardim Santa Gertrudes, Vila Comercial, Vila Maringá e Serra do Japi.

Outras iniciativas foram desenvolvidas nos últimos anos, como a assinatura, em junho de 2019, do convênio com o Ministério Público instituiu ainda a criação da Patrulha Guardiã Maria da Penha, com a finalidade de acompanhar as mulheres vítimas de violência doméstica através de medidas protetivas encaminhadas pelo Judiciário. Além da criação do Programa Bairro Seguro, com patrulhamento de guardas fixos e viaturas, a fim de reforçar a segurança da população e dos comerciantes nas regiões do Centro e Ponte São João.

Com informações da assessoria de imprensa.

Polícia

Saidinha termina com 677 detentos recapturados no estado

Mais de 2.1 mil presos foram flagrados descumprindo as regras desde junho de 2023

Published

on

‘Saidinha' termina com 677 detentos recapturados no estado
Foto: Governo de SP

As Forças de Segurança do Estado de São Paulo recapturaram 677 detentos que descumpriram as medidas judiciais durante a saída temporária, a "saidinha", que terminou na segunda-feira (17). A maioria das prisões realizadas pela Polícia Militar aconteceu na cidade de São Paulo e região metropolitana, com 194 detentos recapturados. Ribeirão Preto vem na sequência, com 111 presos, e a região…

Continue Reading

Polícia

Homem é preso por importunação sexual em Campo Limpo Paulista

O suspeito estaria importunando uma mulher, ameaçando-a com um facão. A prisão aconteceu graças a uma ação entre a Guarda Civil Municipal da cidade e populares.

Published

on

Carro e facão utilizado por homem em crime de importunação sexual em Campo Limpo Paulista
Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Limpo Paulista

Na tarde desta sexta-feira (21), a equipe do Centro de Controle Operacional da Guarda Civil Municipal de Campo Limpo Paulista recebeu uma denúncia de importunação sexual. O suspeito, de acordo com a denúncia, a ameaçava com um facão. A viatura 275, com os GCMs Varlei e Marcelino, foi imediatamente deslocada para o local, onde populares já continham o homem acusado.…

Continue Reading

Polícia

Detran-SP apreende 116 dedos de silicone em autoescolas

Os dedos de silicone eram utilizados para fraudar o sistema de controle biométrico, permitindo que alunos registrassem presença nas aulas sem estarem presentes.

Published

on

Detran-SP apreende 116 dedos de silicone em autoescolas
Foto: Divulgação/Detran-SP

Em uma ação de fiscalização realizada na quarta-feira (19), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), em parceria com a Polícia Civil, encontrou 116 dedos de silicone em um local de prova e aula prática para as categorias A e B. O caso aconteceu no bairro do Aricanduva, na Zona Leste de São Paulo. Os moldes de dedos…

Continue Reading

Polícia

Carro furtado em Campo Limpo Paulista é recuperado em Atibaia após perseguição e colisão

Segundo apurado, o homem que estava com o carro furtado havia saído da cadeia no mês passado.

Published

on

Carro furtado em Campo Limpo Paulista
Foto: Guarda Civil Municipal de Campo Limpo Paulista

Na última quinta-feira (20), um homem teve seu carro furtado enquanto o veículo estava estacionado próximo à estação ferroviária de Campo Limpo Paulista. Agentes da Divisão Operacional da Secretaria de Segurança Integrada iniciaram o rastreio do veículo, constatando que o mesmo havia seguido para a cidade de Atibaia. Através da comunicação entre as equipes das duas cidades, foi possível localizar…

Continue Reading

Polícia

‘Tribunal do Crime’: homem que invadiu apartamento em Jundiaí diz ter sido sequestrado

À Guarda Municipal, o homem disse que havia sido sequestrado por uma facção criminosa e conseguiu fugir. Ele estava em um apartamento e teria feito um morador refém.

Published

on

'Tribunal do Crime' homem que invadiu apartamento em Jundiaí diz ter sido sequestrado
GMJ apreende homem escondido em apartamento no bairro Engordadouro (Foto: Canva)

Na tarde desta segunda-feira (17), a Guarda Municipal de Jundiaí apreendeu um homem de 31 anos que teria invadido um apartamento no bairro Engordadouro e disse estar fugindo do Tribunal do Crime de uma facção criminosa. Fuga do Tribunal do Crime De acordo com o relato do homem, ele havia sido sequestrado pela manhã, no Jardim Sorocabana. Ele conseguiu escapar…

Continue Reading