
Na última quarta-feira (12), um homem de 40 anos foi detido pela equipe Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), ele é suspeito de agredir a companheira de 43 anos.
O homem, estava embriagado e foi detido na Av Antônio Frederico Ozanam na Vila Nambi, depois que o condutor não ter obedecido a ordem de parada próximo do Terminal Vila Arens. A passageira apresentava marcas de agressão no pescoço e confessou aos guardas que o marido a tentou estrangular várias vezes.
Ambos foram levados até o Plantão Policial. No trajeto, o homem que estava extremamente alterado causou danos na viatura, quebrando a grade interna do veículo oficial.
[tdj-leia-tambem]
O delegado ratificou a voz de prisão a ele por danos, embriaguez e violência contra a mulher.
De acordo com a GMJ, a equipe Patrulha Guardiã Maria da Penha estava fazendo o patrulhamento de rotina nas proximidades do Terminal Vila Arens quando foram interceptados por testemunhas, dizendo que uma Van estava sendo guiada por um motorista embriagado. Ainda segundo testemunhas, o veículo quase atingiu os pedestres em frente a estação de trem.
O programa Guardiã Maria da Penha
O programa patrulha Guardiã Maria da Penha, foi criado por meio da Lei Municipal nº 9.231, de 01 de julho de 2019, visando o atendimento à mulher vítima de violência doméstica ou familiar que possuam medidas protetivas de urgência, e regida pelas diretrizes dispostas na Lei Federal nº 11.340, 07 de agosto de 2006, da Lei Maria da Penha.