Sirene de carro de polícia
Foto: Canva

Um homem foi preso em flagrante na última quarta-feira (20) em Itu (SP) com mais de 200 quilos de cocaína. A informação foi apurada pela TV TEM e publicada no g1.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), policiais faziam patrulhamento quando receberam denúncia sobre um carro que distribuía drogas. Durante a abordagem, o motorista tentou fugir em alta velocidade pela Rodovia Castello Branco, em Sorocaba.

Ele foi detido em Itu. No veículo, estavam 244 tijolos de pasta base de cocaína, que totalizavam cerca de 200 quilos da droga. O carregamento seria levado para a cidade de Campos do Jordão (SP).

Liberdade provisória em audiência de custódia

De acordo com a apuração da TV TEM, o suspeito foi liberado após audiência de custódia. O juiz Marcelo Nalesso Salmaso aplicou o chamado tráfico privilegiado.

Na decisão, o magistrado alegou “pequena quantidade de tóxico apreendida” e afirmou que “a quantidade de droga apreendida não foi exacerbada”. Ele também destacou que o acusado era réu primário e tinha bons antecedentes. A liberdade provisória foi concedida sem pagamento de fiança.

O que é tráfico privilegiado

O tráfico privilegiado é um benefício previsto na Lei de Drogas. Ele pode reduzir a pena de condenados por tráfico quando ficam comprovados os seguintes pontos: réu primário, ter bons antecedentes, não estar envolvido em atividade ou organização criminosa.

Recurso do Ministério Público

O caso gerou repercussão na região. O Ministério Público de Itu informou que já entrou com recurso para reverter a decisão judicial.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) afirmou, em nota ao g1, que não tem acesso ao teor da decisão.