
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de preservação ambiental na noite de ontem (5) e madrugada de hoje (5) na ETEC Benedito Storani, no Jardim Aeroporto em Jundiaí. De acordo com informações da Guarda Municipal de Jundiaí, cerca de 40 mil metros de pastagens, que compõem uma importante área de preservação ambiental e de estudos para o desenvolvimento agro-silvícola, foram consumidos pelas chamas.
Combate ao incêndio e remoção de detritos
Diante da gravidade da situação, a Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) mobilizou uma equipe de cerca de 10 guardas, coordenados pelo inspetor Sandro Vilas Boas e pelo subinspetor Cláudio de Souza. Os profissionais atuaram durante toda a manhã de hoje para conter o avanço do fogo e realizar o combate ao incêndio.
Após o controle das chamas, os guardas realizaram a remoção de diversos troncos queimados, medida essencial para evitar o surgimento de novos focos de incêndio e garantir a segurança da área.
Para realizar o combate ao incêndio de forma eficiente, a equipe da GMJ utilizou viaturas equipadas com caminhões bomba e abafadores, ferramentas indispensáveis para controlar as chamas e evitar a propagação do fogo.
Alerta sobre a presença de animais silvestres na região da Etec Benedito Storani
Durante os trabalhos de combate às chamas, os guardas municipais de Jundiaí avistaram uma onça parda deixando as dependências da ETEC Benedito Storani sentido Serra do Japi. A Divisão Florestal alerta a população sobre a importância de evitar o contato com animais silvestres caso se deparem com eles na região.