Serra do Japi
Foto: Reprodução

Um incêndio de grandes proporções atinge uma área de proteção ambiental na Serra do Japi, em Jundiaí (SP), desde a manhã de domingo (20), e já devastou mais de 150 mil metros quadrados de vegetação — o equivalente a 21 campos de futebol. As chamas continuam ativas nesta terça-feira (22), terceiro dia de combate.

Parte da Fazenda Bom Jesus também foi atingida

Segundo informações da TV TEM, o fogo também se espalhou por uma área considerável de eucalipto na Fazenda Bom Jesus. Equipes da Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí foram mobilizadas para conter o avanço das chamas, utilizando ferramentas como foices, enxadas e abafadores, já que o terreno acidentado impede o transporte de água para o local.

Fogo avança em áreas de difícil acesso

Uma frente do incêndio chegou a ser controlada, mas outra parte ainda queima em uma área de difícil acesso, dificultando a ação dos brigadistas, especialmente durante a noite. Por segurança, os trabalhos foram suspensos temporariamente e devem ser retomados na manhã de terça-feira (22), para evitar que o fogo se espalhe para o restante da floresta.

Até o momento, não há informações sobre vítimas, e também não foi identificada a causa do incêndio. A estimativa é de que pelo menos 100 mil metros quadrados já tenham sido consumidos pelo fogo, mas o número pode ser maior.

Equipes da Guarda Municipal continuam atuando no local para conter o incêndio, que representa uma grave ameaça ao ecossistema da Serra do Japi, considerada uma das áreas de maior biodiversidade do estado de São Paulo.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]