Filhotes chegam ao Canil da GM de Jundiaí. (Foto: Divulgação/GMJ)
Filhotes chegam ao Canil da GM de Jundiaí. (Foto: Divulgação/GMJ)

Iron, Killer e Hanna, todos com três meses de idade e da raça pastor belga Malinois, estão sendo preparados para, em breve, entrar para o seleto time de cães policiais do Canil da Guarda Municipal de Jundiaí.

Filhotes da cachorra Gold, de 5 anos, começaram os trabalhos de socialização, ambientação e agilidade. “São fases importantes que temos que seguir antes de iniciar o adestramento”, explica Daniel da Silva, subinspetor da GM e um dos chefes do Canil, que está acompanhando de perto a iniciação. 

A escolha dos nomes foi feita pelos próprios GMs do Canil. Com a chegada dos filhotes, o Canil passa a contar com 18 cães, sendo 13 da raça pastor belga Malinois, dois rottweillers, dois labradores e um da raça Bloodhound, todos utilizados na detecção de entorpecentes, armas, proteção e buscas.

[tdj-leia-tambem]

Altamente treinados

O Canil da GM possui guardas altamente capacitados para adestrar e treinar os cães, prova disso é o reconhecimento e o trabalho dos animais nas ocorrências e em apresentações sociais.

O comandante da Guarda Municipal, Benedito Marcos Moreno, destaca que, entre os cães, a fêmea Live, da raça Bloodhound, de dois anos, é especialista em odores específicos. Ou seja, em eventuais chamados para atender ocorrências de pessoas desaparecidas. 

Live consegue – através dos odores das roupas e sapatos da vítima – farejar e indicar seu percurso dentro de uma mata fechada.

Além disso, a Cãoterapia, com os cães Black e Pantera, faz a alegria das crianças do Hospital Universitário (HU) com obediência, carinho e distração para quem está internado.

O Canil da Guarda Municipal de Jundiaí foi criado oficialmente em fevereiro de 2004. Desde então, é referência no país pelos resultados significativos alcançados através das habilidades e competências de seus integrantes no trabalho operacional diário.