Duas viaturas estacionadas em frente ao prédio do Plantão Policial de Jundiaí
Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos meses, os moradores têm sofrido com o aumento de casos de roubos e sequestros relâmpagos em vários pontos da região de Jundiaí. Nesta semana, a Guarda Municipal da cidade resgatou uma mulher vítima de sequestro relâmpago. Além disso, ainda em novembro, a cidade registrou quatro casos em menos de uma semana.

As autoridades também têm notado uma crescente nos casos de ocorrências sobre roubos nas ruas da região. Por isso, a polícia reforça as orientações para a população. Confira:

No trânsito

De acordo com a polícia, um dos cenários mais comuns e um prato cheio para os criminosos são motoristas distraídos no semáforo, com vidros do carro abertos ou semiabertos. Por isso, é importante estar sempre atento mesmo quando estiver parado no trânsito. Além disso, fique atento ao seu redor quando for estacionar ou buscar seu carro.

Na rua

As autoridades também alertam para pessoas que estiverem em ruas ou centros movimentados, principalmente nesta época de final de ano. Fique sempre atento às pessoas do seu lado.

Online

Outro cenário benéfico para os criminosos partem de encontros marcados pela internet. A polícia relata que o número de roubos e sequestros que acontecem durante essas ocasiões também têm chamado a atenção. Em geral, os criminosos atraem as vítimas para locais sem movimentação ou vigilância.

Uma dica que também pode te ajudar é reduzir o limite de transferência bancária do PIX nas suas contas digitais, e redobrar a atenção com desconhecidos. A época de final de ano é um dos fatores que contribuem para o aumento de crimes em regiões metropolitanas. Neste período a economia aquece, com o pagamento do 13º salário, e encontra-se maior movimentação nos centros comerciais.

[tdj-leia-tambem]

Não reaja

Essa dica da polícia é muito importante: haja com tranquilidade. É triste perder seus documentos, objetos pessoais, dinheiro, mas reagir pode acabar tirando sua vida. Em geral, não tem como saber com certeza se o criminoso está sob efeito de algum entorpecente, e isso pode colocar ainda mais em risco a vida da vítima.

Se você presenciar qualquer atitude suspeita, acione uma viatura da polícia.