
Jundiaí registra uma queda substancial no número de roubos e furtos de veículos. Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), em 2020 o município registrou 718 casos, o menor número nos últimos 20 anos.
Na comparação com 2009, ano em que o número desses crimes foi o mais alto no período destacado (2.866), a queda em 2020 chega a 74% em roubos e furtos de veículos.
A gestora de Segurança Municipal, Carla Basson, destaca três pontos que ajudam a entender os resultados positivos nos últimos anos em Jundiaí: a integração entre as forças de Segurança, como Guarda Municipal, Polícias Militar e Civil; o uso da tecnologia, como a implantação das câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade; e a inteligência na segurança pública municipal, com o uso de dados colhidos. “Dessa forma, usando a inteligência e a informação, podemos fazer ações onde elas realmente precisam acontecer”, destaca a gestora.
“As câmeras de monitoramento foram colocadas em locais previamente estudados”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado. “Jundiaí investiu em um cinturão de fibra ótica de 380 quilômetros, e isso nos possibilita ainda a instalação de mais câmeras para reforço da segurança.” Na Guarda Municipal, houve aumento de efetivo e investimento em equipamentos e viaturas. “Utilizando esses meios e otimizando os esforços, nós vemos o bom resultado, com Jundiaí inclusive em destaque nacional”, completa o prefeito.
Separados, os dois tipos de crimes também mostram queda substancial – 648 furtos de veículos em 2019 perante 434 em 2020 (33% a menos); 385 roubos de veículos em 2019 perante 284 em 2020 (26% a menos). A queda nos números nessa modalidade de crime pode ser observada em todas as regiões dos sete distritos policiais da cidade.
Com informações da assessoria de imprensa.
[tdj-leia-tambem]
