
Médicos que iam a um congresso de oncologia em São Paulo estão entre os passageiros do avião que caiu no início da tarde desta sexta-feira (9) em Vinhedo. De acordo com a companhia aérea Voepass, na aeronave estavam 57 passageiros e 4 tripulantes. Com isso, foi corrigido o número de pessoas a bordo para 61. Não houve sobreviventes.
Segundo a Folha de SP, foram confirmadas as mortes de pelo menos duas médicas residentes do Hospital do Câncer de Cascavel, no Paraná. A identidade das vítimas ainda não foi divulgada.
Queda do avião em Vinhedo
O voo da empresa Voepass, antiga Passaredo, partiu de Cascavel (PR) para o aeroporto Internacional de Guarulhos. A aeronave perdeu 3.300 metros de altitude em menos de um minuto a partir das 12h21, segundo o site Flight Aware, que monitora voos em tempo real ao redor do mundo.
Registros do site mostram que o turboélice comercial bimotor de médio porte decolou às 11h59 de Cascavel, no Paraná, e começou a perder altitude às 13h20, quando estava a cerca de 5.100 metros. Cerca de um minuto depois, atingiu 1.798 metros, a última atualização disponível.
Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a aeronave estava regular com a renovação do certificado de aeronavegabilidade prevista para junho de 2026.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a aeronave sumiu do radar às 13h22 desta sexta. “O voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20. No entanto, a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato radar ocorreu às 13h22. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa, ainda, que o SALVAERO foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada dentro de um condomínio.”
De acordo com o secretário da Segurança Pública de São Paulo (SSP), Guilherme Derrite, a caixa preta da aeronave foi encontrada, “aparentemente preservada”.
Moradores registraram imagens do momento da queda do avião
Nas redes sociais, moradores de Vinhedo publicaram vídeos registrando o momento do acidente, com o avião já em queda vertical.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		