
Após denúncia, a Unidade Gestora de Meio Ambiente de Várzea Paulista resgatou 10 aves nativas em gaiolas irregulares. A operação contou com a equipe da Guarda Ambiental, que realizou uma vistoria e encontrou os pássaros.
O proprietário do local entregou voluntariamente os animais. No local, as autoridades encontraram dois Pássaros Pretos, um Sabiá Laranjeira, dois Sabiás Barranco, um Sabiá Poca, três Curiós e um Bicudo.

Durante o resgate, os profissionais constataram que três dos animais possuíam anilhas. Porém, não receberam documentação no momento da apreensão (Se apresentada a documentação dos animais com anilhas, o proprietário pode solicitar a devolução dos animais).
Assim, a Guarda levou as aves resgatadas para a Mata Ciliar, em Jundiaí. Agora, os veterinários avaliarão os animais que passarão por um processo de recuperação. De acordo com as autoridades, caso possível, as aves nativas serão soltas em seus habitats e reinseridos na natureza.
[tdj-leia-tambem]
Denuncie
Manter animais nativos em cativeiro, sem a devida autorização, é categorizada como infração ambiental. Moradores podem denunciar casos como esse para a Ouvidoria Municipal de Várzea Paulista.
A Ouvidoria Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 horas. Além disso, também pode-se realizar denúncias online, por meio dos telefones 156 e 4595-0037; WhatsApp 94365-2884; e-mail [email protected]; ou pessoalmente, na Rua João Póvoa, nº 97, Jardim do Lar, no prédio do Facilita.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		