
O Canil da Guarda Municipal de Jundiaí perdeu nesta quarta-feira (05), o cão Athon – da raça pastor Belga Malinois – integrante ativo na corporação por oito anos. Ele estava aposentado desde 2017, mas fazia parte do “casting” de cães da corporação.
Athon tinha 13 anos e 7 meses e segundo o veterinário do Canil, Dr Clóvis Sproesser, o cão começou a se sentir mal na madrugada desta quarta-feira e rapidamente foi levado para uma clínica onde passou por um procedimento cirúrgico, vindo a falecer nesta tarde.
“A necropsia constatou trombose que comprometeu o baço e a vascularização do estômago causando necrose e ruptura, sendo essa a causa da morte”, explicou o veterinário.
O cão foi encaminhado para Zoonoses onde será cremado em local ainda indefinido.

Cão premiado
Athon foi um dos cães mais premiados em competições policiais e também é recordista mundial na apreensão de drogas estando atualmente no Guiness Book.
Além de entorpecentes, o bom faro para encontrar armas também foi destacado pelos guardas em ocorrências neste período de ativa.
O subinspetor Daniel da Silva, um dos chefes do Canil , lembrou que uma das qualidades do Athon era o de se apresentar para crianças. “Ele interagia muito rapidamente com as crianças e nos eventos assistenciais, trazendo dessa forma uma aproximação muito grande com a população”
[tdj-leia-tambem]
Geração de campeões
Athos faz parte da segunda geração de cães farejadores da GM de Jundiaí. Ele é filho de Iris, uma pastora belga Malinóis, da primeira geração de farejadores da corporação.
Athos também é pai de Sadan, responsável pela continuidade das gerações de grandes campeões.