Motorista é detido por direção perigosa e resistência e lesão a policial
Foto: Reprodução/Jornal da Região

Um motorista de uma Saveiro foi detido neste sábado (28) após cometer direção perigosa e tentar fugir de uma abordagem policial. O caso ocorreu na Rodovia Vice-Prefeito Hermenegildo Tonoli, que liga Jundiaí a Itupeva, e terminou com a prisão do condutor, a apreensão de sua CNH e o guinchamento do veículo.

De acordo com os policiais militares da 2ª Companhia do 11º Batalhão, o condutor foi flagrado realizando manobras perigosas, como zigue-zague, enquanto trafegava pela rodovia. Ao receber ordem de parada, ele ignorou e acelerou.

Durante a fuga, o motorista revelou posteriormente que fugiu acreditando que a Base Comunitária Móvel, uma van policial, não conseguiria alcançá-lo. Ele seguiu em alta velocidade até o município de Itupeva, onde foi interceptado após o acionamento de outras viaturas, que organizaram um cerco policial na Avenida Francisco Nakasato.

Após ser abordado, o condutor admitiu que fugiu por não querer perder o veículo. Apesar da confissão, o motorista resistiu à abordagem, comportamento que resultou em complicações adicionais ao caso.

Infrações e detenção

Diante das infrações cometidas, os policiais tomaram as medidas administrativas cabíveis, incluindo a apreensão da Saveiro. Além disso, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista foi apreendida, e ele perdeu temporariamente o direito de dirigir. A partir da segunda-feira seguinte, ele poderá procurar o Detran para regularizar a situação do veículo.

O autor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Itupeva, onde as providências legais foram adotadas. O delegado responsável pelo caso, José Ricardo Arruda Marchetti, registrou os fatos e determinou a detenção do motorista.

Resistência à prisão e lesão de policial

Durante o procedimento na delegacia, foi constatado que o motorista resistiu à prisão no momento da abordagem, chegando a entrar em luta corporal com um soldado da Polícia Militar. Durante o confronto, o policial foi empurrado, caiu no chão e sofreu uma lesão na cabeça.

Colegas do soldado informaram que ele pretende processar o motorista pelos danos causados. O condutor tem 26 anos o veículo tem placas de Jundiaí e está registrado no nome de uma mulher.

[tdj-leia-tambem]