Gato na energia elétrica.
Gato na energia elétrica. (Foto: Wikimedia Commons)

Seis pessoas foram presas em uma operação realizada pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí e da concessionária que é responsável pela distribuição de energia na região de Campo Limpo Paulista.

A operação aconteceu na última segunda-feira (04) a pedido da CPFL. Técnicos da companhia elétrica acompanharam os policiais para dizer onde os “gatos” estariam instalados e para desligar as ligações clandestinas e proibidas.

Segundo os investigadores da DIG, seis pessoas foram presas em flagrante pelo crime de furto de eletricidade e levados para a delegacia em Jundiaí. Todos pagaram fiança e já foram liberados e irão responder em liberdade por furto. A pena pode chegar a até quatro anos de prisão.

[tdj-leia-tambem]

Ainda de acordo com a polícia, a CPFL vai fazer as contas de quanto foi o prejuízo, e por quanto tempo eles fizeram essa ligação clandestina, pois eles terão que pagar a empresa também pela ligação da força.

Em nota, a CPFL afirmou que fraudes e furtos de energia são crimes previstos no código penal. Em 2021, a CPFL Piratininga identificou 11,9 mil ligações clandestinas nas regiões de jundiaí e de Sorocaba, no interior de São Paulo. Em Campo Limpo Paulista, foram 177 fraudes, recuperando 1,4 gigawatt-hora de energia.