
Nesta sexta-feira (5), a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão na região de Jundiaí. A ação aconteceu durante uma operação da PF de Ponta Porã (MS) em combate ao tráfico internacional de drogas e de armas de fogo.
De acordo com a corporação, o grupo criminoso agia nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo. Além do mandado de busca e apreensão em Jundiaí, onde a polícia prendeu uma pessoa, também foi cumprido mandado em Itupeva.
De acordo com a polícia, as investigações começaram em 2022, em Coronel Sapucaia (MS). Na ocasião, as autoridades apreenderam uma aeronave com 442 quilos de cocaína, três fuzis calibre 5.56 mm e uma escopeta calibre 12.
Durante a investigação, a polícia identificou que o grupo criminoso também participou de outra situação de tráfico de cocaína, quando a PF apreendeu 595 quilos da droga escondida sob a fuselagem de um jato executivo no Aeroporto Internacional de Salvador (BA)
A Polícia Federal apurou que a quadrilha trazia grandes quantidades de cocaína de países vizinhos para o Brasil, usando pistas pouso clandestinas e planos de voo falsos. A partir da fronteira do Mato Grosso do Sul, os criminosos enviavam a droga, principalmente, para as cidades de Jundiaí e Sorocaba.
Agora, os investigados podem responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e armas e organização criminosa. Para esses crimes, as penas somadas podem chegar a 39 anos de prisão.
[tdj-leia-tambem]