
Na manhã desta quinta-feira (10), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma grande operação contra um esquema de desvio de recursos públicos da Saúde de Sorocaba (SP). A investigação, iniciada em 2022 e nomeada como “Copia e Cola”, mira uma organização criminosa suspeita de fraudar contratos com uma organização social da área da saúde e de lavar dinheiro por meio de recursos em espécie, boletos e negociações imobiliárias.
Um dos principais alvos da operação é o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido por sua forte presença nas redes sociais com vídeos virais no TikTok e Instagram. Nas redes sociais, em vídeo publicado, ele alega não ter medo do presidente Lula e diz que foi alvo por conta de sua ascensão nas pesquisas. Assista:
Ver esta publicação no Instagram
Mandados em 13 cidades e bloqueio milionário
A operação ocorre simultaneamente em 13 cidades brasileiras, com mandados de busca e apreensão cumpridos em Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo, Osasco e Vitória da Conquista, na Bahia.
Em Sorocaba, os agentes estiveram na casa de Rodrigo Manga, na residência do ex-secretário da Saúde Vinicius Rodrigues, na Prefeitura, na Secretaria da Saúde e também no diretório municipal do Republicanos.
De acordo com a PF, não há mandados de prisão, mas os bens e valores apreendidos podem somar até R$ 20 milhões.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
Crimes investigados
Os envolvidos na investigação poderão responder por seis crimes:
- Corrupção passiva
- Corrupção ativa
- Lavagem de dinheiro (ocultação de capitais)
- Peculato
- Contratação direta ilegal
- Frustração do caráter competitivo de licitação
Quem é Rodrigo Manga?
Rodrigo Manga tem 45 anos e ocupa o cargo de prefeito de Sorocaba desde 2021. Ficou nacionalmente conhecido por seu estilo descontraído e vídeos populares nas redes sociais, onde reúne milhões de seguidores. Em 2024, foi reeleito no primeiro turno com expressivos 73,75% dos votos.
Recentemente, Manga anunciou sua pré-candidatura à Presidência da República, afirmando que só abriria mão da disputa caso o ex-presidente Jair Bolsonaro tivesse a possibilidade de concorrer novamente.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		