
Em uma ação realizada pela Polícia Federal (PF) em combate a organizações criminosas que atuam no tráfico internacional de drogas no Brasil, oito pessoas foram presas na última quinta-feira (24).
Segundo a corporação, os alvos eram especificamente ligados à parte operacional dos grupos criminosos. Essas pessoas eram as responsáveis pelo depósito, transporte e inserção de cocaína nos contêineres e compartimento submersos dos navios, para que chegasse na Europa.

Ainda de acordo com a PF, além das prisões, também foram apreendidos dinheiro e carros de luxo em cidades do Paraná, Santa Catarina e do estado de São Paulo.
As ordens judiciais da operação também eram direcionadas a sequestro de imóveis, bloqueio de bens e valores existentes nas contas bancárias e aplicações financeiras de todos os investigados. O valor estimado é de aproximadamente R$ 55.000.000,00.
[tdj-leia-tambem]
Ainda com informações da PF para o g1, os mandados foram emitidos para cumprimento nas cidades de Paranaguá, Curitiba, Matinhos, Morretes, São José dos Pinhais, Pontal do Paraná e também nos municípios catarinenses de Balneário Camboriú, Itapoá, Garuva.
E também para as cidades de Santos, Barueri, Bertioga, Guarujá, Itupeva, Ribeirão Pires e São Paulo.
Investigações
De acordo com as investigações, que começaram em 2019, os grupos criminosos mandavam as remessas dos carregamentos de cocaína pelo Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná.

Eles usavam de diferentes métodos para colocar a carga, como inserção da droga por mergulhadores em compartimento submerso do navio, ocultação em contêineres sem conhecimento de quem estava exportando, ocultação no maquinário refrigerador dos contêineres, acondicionamento da droga no interior de cargas lícitas, segundo a PF.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		