PF faz operação contra desvio de R$ 800 mil repassados a instituição beneficente de Jundiaí
Foto: Divulgação/Polícia Federal

Na manhã desta quarta-feira (20), a Polícia Federal (PF) de Campinas realizou uma operação contra desvio de dinheiro repassado a uma instituição beneficente em Jundiaí.

De acordo com a PF, o valor desviado chega a R$ 800 mil. Além disso, a Justiça Federal autorizou o sequestro de bens de quatro pessoas e duas empresas investigadas. No total, as autoridades cumpriram cinco mandados de busca e apreensão – quatro em Jundiaí e um na capital. Os mandados não foram de prisão por conta do tempo que é estabelecido para a polícia terminar a investigação.

A investigação – que recebeu o nome de “Philantropía” – começou em março do ano passado, após indícios de que os gestores da instituição, que recebe dinheiro público, inclusive de convênios federais e emendas parlamentares, usavam empresas de fachada para desviar parte da verba.

Segundo a PF, as fraudes aconteceram entre 2021 e 2023. A investigação informou também que os suspeitos utilizavam as empresas para simular prestações de serviços à instituição e receber os recursos. No entanto, as empresas não prestaram nenhuma atividade. Os suspeitos serão investigados pelo crime de peculato, com as penas podem chegar a 12 anos de prisão.

De acordo com o delegado da PF Edson de Souza, a Justiça não divulgará os nomes dos suspeitos e da instituição para não prejudicar as investigações. Além disso, o delegado informa que, apesar da investigação por fraude da gestão, a instituição social realiza ações beneficentes, de fato.

[tdj-leia-tambem]