Fachada da loja colombo
Foto: Reprodução/Shopping Gurarapes

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, nesta quinta-feira (21), uma operação contra um esquema de fraude milionária no sistema bancário e ocultação de patrimônio. Entre os investigados estão os irmãos Álvaro Jabur Maluf Júnior e Paulo Jabur Maluf, donos da tradicional rede Camisaria Colombo.

Álvaro foi preso, enquanto Paulo ainda não havia sido localizado, segundo publicação do portal de notícias g1.

Além deles, a Justiça também expediu mandados de prisão temporária contra Bruno Gomes de Souza, representante legal da empresa BS Capital, e Mauricio Miwa, funcionário da mesma gestora de valores. Bruno foi detido, mas Mauricio continua foragido.

Busca e apreensão em SP, interior e Brasília

No total, de acordo com informações divulgadas pelo portal de notícias, a Justiça autorizou o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão em endereços na capital paulista, nas cidades de Birigui e Avaré, no interior de São Paulo, e também em Brasília.

Ao todo, mais de 20 agentes da Divisão de Crimes Cibernéticos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) participaram da operação.

Os demais investigados seriam beneficiados pelos valores movimentados a partir da conta da BS Capital.

Como funcionava o esquema de fraude

A investigação teve início em dezembro, após denúncia da instituição financeira PagSeguro, que apontou um furto milionário por meio de fraude tecnológica.

Segundo a polícia ao g1, o grupo criminoso explorou uma vulnerabilidade do sistema para criar créditos inexistentes e movimentar os valores de forma pulverizada em diversas contas bancárias.

Com essa prática, cerca de R$ 21 milhões foram transferidos para uma conta da BS Capital. Somente entre os dias 1º e 21 de outubro do ano passado, o montante chegou a R$ 9 milhões.

As autoridades acreditam que a operação visava dissimular bens e valores ligados ao processo de recuperação judicial da Camisaria Colombo, prejudicando credores do sistema financeiro nacional.

A história da Camisaria Colombo

A Camisaria Colombo foi fundada em 1917, em São Paulo, e se tornou uma das maiores redes de varejo de moda masculina do Brasil. A marca é reconhecida pela venda de ternos, camisas, gravatas e acessórios, com lojas em shoppings e centros comerciais de todo o país.

Até o momento, as defesas dos investigados não se pronunciaram publicamente sobre o caso.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4