Equipes de resgate trabalham à noite entre destroços de avião monomotor Cessna 152 que caiu em área de mata em Itanhaém.
Foto: Divulgação/Defesa Civil do Estado de São Paulo

Um avião monomotor caiu na tarde deste domingo (9), por volta das 17h55, na Rua Mogi das Cruzes, na Praia da Gaivota, em Itanhaém, litoral sul de São Paulo. Segundo a Defesa Civil do Estado, o acidente resultou na morte de um homem e deixou outro ferido.

A aeronave caiu em uma região de mata, nas proximidades da Aldeia Indígena Awa Porungawa Dju, pertencente à etnia Tupi Guarani. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil atuaram no resgate das vítimas. O sobrevivente foi retirado da aeronave e encaminhado para atendimento médico, mas o estado de saúde não foi divulgado.

Características da aeronave e investigação em andamento

De acordo com a Rede Voa, concessionária que administra aeroportos em São Paulo, incluindo o Aeroporto Antônio Ribeiro Nogueira Jr, em Itanhaém, o avião envolvido no acidente era um Cessna 152, de inscrição PT-AKY, pertencente ao Aeroclube de Itanhaém. Esse modelo monomotor a pistão tem capacidade para transportar até duas pessoas.

Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave não possuía autorização para serviços de táxi aéreo. As autoridades competentes estão investigando as causas da queda.

Ocorrência segue em andamento

Equipes de resgate permanecem no local para averiguação da área e remoção dos destroços. Ainda não há informação oficial sobre a identidade das vítimas. O caso será apurado pelos órgãos responsáveis pela segurança da aviação civil.