Queda de avião de pequeno porte deixa dois mortos na Grande São Paulo

Um acidente envolvendo uma aeronave de pequeno porte resultou na morte de duas pessoas, entre Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, na região metropolitana de São Paulo, nesta quinta-feira (25).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 10h nas proximidades da rua Teresinha Arnone Casteluci, em uma área de mata.

Segundo informações do controle aéreo de São Paulo, a aeronave de prefixo PTDKA decolou do Campo de Marte às 9h45 com destino a Presidente Venceslau. No entanto, ocorreu um desvio repentino seguido da queda. As vítimas, Benedito Aparecido da Silva e Ricardo Falarini, foram encontradas sem vida pelas equipes do Corpo de Bombeiros.

Uma moradora do bairro Barro Branco, em Rio Grande da Serra, relatou ao g1 que, no momento do acidente, havia forte chuva na área, comprometendo significativamente a visibilidade.

Conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave tem operação negada para táxi aéreo, mas a situação de aeronavegabilidade está regular. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) e órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência.

A FAB ressaltou que a conclusão das investigações ocorrerá no menor prazo possível, dependendo da complexidade da ocorrência e da necessidade de identificar os possíveis fatores contribuintes.

Em comunicado, a Prefeitura de Rio Grande da Serra manifestou profundo pesar pelo ocorrido e reiterou seu compromisso em prestar socorro e atendimento às vítimas deste trágico acidente. A Prefeitura de Ribeirão Pires também informou que foi acionada para atender a ocorrência e mobilizou equipes de segurança, Corpo de Bombeiros, SAMU e PM para prestar assistência no local.