Susanna do Val Moore em treinamento de tiros em Paris
Foto: Arquivo Pessoal/ Instagram

O principal sindicato representativo dos policiais federais do Estado de São Paulo passou a ser comandado por uma mulher, pela primeira vez em 21 anos. A agente da PF e instrutora de tiro, Susanna do Val Moore, ocupará o cargo de presidente do SINDPOLF/SP no triênio 2020-2022.

Susanna foi eleita com 67% dos votos para presidir o sindicato, num ambiente predominantemente masculino. Segundo ela, apenas 8% dos policiais federais de São Paulo são do sexo feminino.

O SINDPOLF/SP representa o conjunto de servidores da PF de São Paulo, incluindo os cargos de Agente, Escrivão, Papiloscopista, Delegado e Perito.

Professora na Academia Nacional de Polícia nas matérias de Armamento e Tiro e Segurança de Dignitários, Susanna é advogada formada pela PUC-SP. Atualmente, encontra-se licenciada em razão da incompatibilidade do cargo de policial federal com o exercício da advocacia.

Especialização e experiência

Além da graduação, Susanna completou diversos cursos especializados:

  • “Direito Internacional: sistemas e organizações” na City University of London (Londres – 2015);
  • “Táticas Policiais Urbanas” (Portugal – 2015);
  • “Segurança Pessoal de Dignitários” na base naval americana Naval Weapons Station Earle (Nova Jersey – 2012);
  • “Proteção de Dignitários” do Departamento de Polícia da Flórida – Florida Department of Law Enforcement – (Tallahasse – 2012);
  • Graduada pela XLVII Curso de Formação Policial de Agentes da Academia Nacional de Polícia (2007);
  • É certificada como Atiradora Europeia de Pistola (European Pistol Marksman Shooter) pela Association Européenne des membres de Corps et Organismes Publics de Sécurité et de Défense – AECOPSD (França -2015).

[tdj-leia-tambem]

 

Susanna atuou como representante do Brasil em algumas missões policiais internacionais (incluindo Portugal, Moçambique, Paraguai, Uruguai e Argentina) e missões de cooperação internacional (Rio+20, Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, Jogos Olímpicos no Rio 2016). Foi coordenadora da central de batedores no Centro Integrado de Comando e Controle de São Paulo na Copa do Mundo de 2014.

Coordenou e atuou em diversas seguranças de líderes mundiais em visita ao Brasil, como Barak Obama, Bill Clinton, Rei Philip VI da Espanha, Dalai lama e Rainha Maxima da Holanda.

Liderança, diplomacia, iniciativa, trabalho em grupo, habilidades analíticas e de raciocínio foram qualidades desenvolvidas por meio do exercício de atribuições na Polícia Federal brasileira e mundialmente como uma agente internacional da INTERPOL.