Sindicato dos policiais federais de SP tem mulher no comando pela 1ª vez
Connect with us

Polícia

Sindicato dos policiais federais de SP tem mulher no comando pela 1ª vez

Susanna do Val Moore é agente da PF e ocupará a presidência do sindicato da categoria no triênio 2020-2022; presença de policiais federais femininas é de apenas 8% em São Paulo.

Published

on

Susanna do Val Moore em treinamento de tiros em Paris
Foto: Arquivo Pessoal/ Instagram

O principal sindicato representativo dos policiais federais do Estado de São Paulo passou a ser comandado por uma mulher, pela primeira vez em 21 anos. A agente da PF e instrutora de tiro, Susanna do Val Moore, ocupará o cargo de presidente do SINDPOLF/SP no triênio 2020-2022.

Susanna foi eleita com 67% dos votos para presidir o sindicato, num ambiente predominantemente masculino. Segundo ela, apenas 8% dos policiais federais de São Paulo são do sexo feminino.

O SINDPOLF/SP representa o conjunto de servidores da PF de São Paulo, incluindo os cargos de Agente, Escrivão, Papiloscopista, Delegado e Perito.

Professora na Academia Nacional de Polícia nas matérias de Armamento e Tiro e Segurança de Dignitários, Susanna é advogada formada pela PUC-SP. Atualmente, encontra-se licenciada em razão da incompatibilidade do cargo de policial federal com o exercício da advocacia.

Especialização e experiência

Além da graduação, Susanna completou diversos cursos especializados:

  • “Direito Internacional: sistemas e organizações” na City University of London (Londres – 2015);
  • “Táticas Policiais Urbanas” (Portugal – 2015);
  • “Segurança Pessoal de Dignitários” na base naval americana Naval Weapons Station Earle (Nova Jersey – 2012);
  • “Proteção de Dignitários” do Departamento de Polícia da Flórida – Florida Department of Law Enforcement – (Tallahasse – 2012);
  • Graduada pela XLVII Curso de Formação Policial de Agentes da Academia Nacional de Polícia (2007);
  • É certificada como Atiradora Europeia de Pistola (European Pistol Marksman Shooter) pela Association Européenne des membres de Corps et Organismes Publics de Sécurité et de Défense – AECOPSD (França -2015).

 

Susanna atuou como representante do Brasil em algumas missões policiais internacionais (incluindo Portugal, Moçambique, Paraguai, Uruguai e Argentina) e missões de cooperação internacional (Rio+20, Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, Jogos Olímpicos no Rio 2016). Foi coordenadora da central de batedores no Centro Integrado de Comando e Controle de São Paulo na Copa do Mundo de 2014.

Coordenou e atuou em diversas seguranças de líderes mundiais em visita ao Brasil, como Barak Obama, Bill Clinton, Rei Philip VI da Espanha, Dalai lama e Rainha Maxima da Holanda.

Liderança, diplomacia, iniciativa, trabalho em grupo, habilidades analíticas e de raciocínio foram qualidades desenvolvidas por meio do exercício de atribuições na Polícia Federal brasileira e mundialmente como uma agente internacional da INTERPOL.

Polícia

Saidinha termina com 677 detentos recapturados no estado

Mais de 2.1 mil presos foram flagrados descumprindo as regras desde junho de 2023

Published

on

‘Saidinha' termina com 677 detentos recapturados no estado
Foto: Governo de SP

As Forças de Segurança do Estado de São Paulo recapturaram 677 detentos que descumpriram as medidas judiciais durante a saída temporária, a "saidinha", que terminou na segunda-feira (17). A maioria das prisões realizadas pela Polícia Militar aconteceu na cidade de São Paulo e região metropolitana, com 194 detentos recapturados. Ribeirão Preto vem na sequência, com 111 presos, e a região…

Continue Reading

Polícia

Homem é preso por importunação sexual em Campo Limpo Paulista

O suspeito estaria importunando uma mulher, ameaçando-a com um facão. A prisão aconteceu graças a uma ação entre a Guarda Civil Municipal da cidade e populares.

Published

on

Carro e facão utilizado por homem em crime de importunação sexual em Campo Limpo Paulista
Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Limpo Paulista

Na tarde desta sexta-feira (21), a equipe do Centro de Controle Operacional da Guarda Civil Municipal de Campo Limpo Paulista recebeu uma denúncia de importunação sexual. O suspeito, de acordo com a denúncia, a ameaçava com um facão. A viatura 275, com os GCMs Varlei e Marcelino, foi imediatamente deslocada para o local, onde populares já continham o homem acusado.…

Continue Reading

Polícia

Detran-SP apreende 116 dedos de silicone em autoescolas

Os dedos de silicone eram utilizados para fraudar o sistema de controle biométrico, permitindo que alunos registrassem presença nas aulas sem estarem presentes.

Published

on

Detran-SP apreende 116 dedos de silicone em autoescolas
Foto: Divulgação/Detran-SP

Em uma ação de fiscalização realizada na quarta-feira (19), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), em parceria com a Polícia Civil, encontrou 116 dedos de silicone em um local de prova e aula prática para as categorias A e B. O caso aconteceu no bairro do Aricanduva, na Zona Leste de São Paulo. Os moldes de dedos…

Continue Reading

Polícia

Carro furtado em Campo Limpo Paulista é recuperado em Atibaia após perseguição e colisão

Segundo apurado, o homem que estava com o carro furtado havia saído da cadeia no mês passado.

Published

on

Carro furtado em Campo Limpo Paulista
Foto: Guarda Civil Municipal de Campo Limpo Paulista

Na última quinta-feira (20), um homem teve seu carro furtado enquanto o veículo estava estacionado próximo à estação ferroviária de Campo Limpo Paulista. Agentes da Divisão Operacional da Secretaria de Segurança Integrada iniciaram o rastreio do veículo, constatando que o mesmo havia seguido para a cidade de Atibaia. Através da comunicação entre as equipes das duas cidades, foi possível localizar…

Continue Reading

Polícia

‘Tribunal do Crime’: homem que invadiu apartamento em Jundiaí diz ter sido sequestrado

À Guarda Municipal, o homem disse que havia sido sequestrado por uma facção criminosa e conseguiu fugir. Ele estava em um apartamento e teria feito um morador refém.

Published

on

'Tribunal do Crime' homem que invadiu apartamento em Jundiaí diz ter sido sequestrado
GMJ apreende homem escondido em apartamento no bairro Engordadouro (Foto: Canva)

Na tarde desta segunda-feira (17), a Guarda Municipal de Jundiaí apreendeu um homem de 31 anos que teria invadido um apartamento no bairro Engordadouro e disse estar fugindo do Tribunal do Crime de uma facção criminosa. Fuga do Tribunal do Crime De acordo com o relato do homem, ele havia sido sequestrado pela manhã, no Jardim Sorocabana. Ele conseguiu escapar…

Continue Reading