Avião cai em praia de Ubatuba
Fotos: Rede VOA/ Defesa Civil do Estado de SP

Na manhã desta quinta-feira (9), um jatinho de pequeno porte caiu em uma praia de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. A aeronave ultrapassou a pista do aeroporto local e acabou parando na Praia do Cruzeiro, onde explodiu.

Cinco pessoas resgatadas

A bordo da aeronave estavam cinco pessoas que, segundo as autoridades, foram socorridas com vida. De acordo com a Defesa Civil, até às 11h, quatro vítimas já haviam sido identificadas, incluindo dois adultos e duas crianças. Elas foram rapidamente atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O Corpo de Bombeiros retirou o piloto das ferragens, enquanto equipes especializadas prestavam os primeiros socorros. Além das vítimas da aeronave, uma pessoa que estava na praça próxima também precisou de atendimento. No local, cinco viaturas e 12 bombeiros foram mobilizados para controlar a situação e garantir a segurança.

Detalhes da aeronave envolvida e nota da VOA

De acordo com a Rede VOA, a Aeronave prefixo PR GFS – modelo Cessna Citation 525 CJ1 – era administrada pela concessionária e saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás (SWME), com cinco pessoas e tentou pousar em Ubatuba. As condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada.

Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado da Cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança. Ambas estão com vida. O SERIPA já foi acionado e está coletando informações. Foram resgatadas quatro pessoas, sendo um casal e duas crianças. O piloto ficou preso às ferragens e veio a óbito.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2

Licenciamento e situação da aeronave

Uma informação revelada pelo programa Primeiro Impacto, do SBT, indica que o avião não possuía licença para realizar voos. Embora estivesse em condições técnicas normais, sua operação para serviços aéreos comerciais havia sido vetada.

ATUALIZAÇÃO: Segunda a Prefeitura de Ubatuba, até o momento (11h54), há informações sobre oito vítimas, sendo cinco na aeronave (três adultos e duas crianças) e três pessoas que passavam na pista de skate. Às 11h23, foi confirmado um óbito: o do piloto.

[tdj-leia-tambem]