Foto: Arquivo Tribuna de Jundiaí
Foto: Arquivo Tribuna de Jundiaí

Manifestações contra o governo do presidente Jair Bolsonaro estão previstas para todo o Brasil, neste sábado (19). Movimentos estudantis – UBES, UNE e ANPG – convocam a população para protestar contra a negligência do governo federal na condução da crise da pandemia, além da reposição do orçamento da educação. Em Jundiaí, os organizadores pretendem realizam uma carreata pelas principais vias da cidade. A saída está marcada às 9h30, em frente ao Paço Municipal.

No ato em São Paulo, marcado para as 16h, no MASP, haverá arrecadação de alimentos não perecíveis que serão distribuídos para famílias e comunidades carentes. Para doar, basta entregar aos estudantes no caminhão da mobilização.

As entidades estudantis lançaram no início do ano a campanha “Vida, Pão, Vacina e Educação” que tem arrecadado e doado alimentos por todo o Brasil. Além disso, as entidades irão distribuir máscaras de proteção nos atos com maior número de pessoas. As recomendações para segurança são: uso de máscara, álcool em gel e estratégias de distanciamento.

[tdj-leia-tambem]

Policiamento

A PM contará com um esquema reforçado de policiamento para manifestação prevista para ocorrer em São Paulo, com cerca de 400 policiais.

Serão empenhados policiais do batalhão territorial e de unidades especializadas, como o Choque, Baep, Trânsito e Comando de Aviação da PM, com aproximadamente 120 viaturas, além de duas aeronaves e seis drones. Outras unidades da PM permanecerão de prontidão e, se necessário, serão deslocadas para prestar apoio.

A PM também estará a postos para garantir a segurança em manifestações em outras regiões do Estado.