
Neste domingo (12), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que desistiu de concorrer à reeleição, em disputa contra o ex-presidente, Donald Trump. A decisão de Biden acontece após pressão de democratas
O anúncio da desistência foi feito em carta publicada nas redes sociais do presidente. No documento, ele agradeceu a todos que “trabalharam tão fortemente para me ver reeleito”. Leia a carta na íntegra aqui.
Ainda segundo o comunicado, Joe Biden fará um pronunciamento aos Estados Unidos ainda esta semana e que mais detalhes sobre a decisão serão explicados.
O desempenho do presidente dos Estados Unidos no debate contra Trump na CNN acendeu um alerta no Partido Democrata. Com a voz rouca, uma gagueira persistente e frases confusas, o presidente deixou uma imagem oposta à mostrada pelo rival, que adotou um tom claro e enérgico no evento realizado em junho. Desde então, vários democratas tinham demonstrado preocupação e sugerido que Biden abandonasse a disputa.
O ataque a tiros contra Donald Trump não influenciou intenções de voto, apesar de teorias da conspiração que tentaram culpar Biden pelo atentado. O republicano manteve uma pequena vantagem sobre Biden, de 43% contra 41%, de acordo com a pesquisa Reuters/Ipsos feita dois dias após o atentado. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, eles estão tecnicamente empatados.

Kamala deve substituir Biden na corrida pela Presidência dos EUA
Agora, quem deve concorrer à Presidência dos Estados Unidos contra Donald Trump e no lugar de Biden é Kamala Harris, vice-presidente na gestão atual.
“Nomeamos a primeira mulher afro-americana para a Suprema Corte. E aprovamos a legislação climática mais significativa da história do mundo. Os Estados Unidos nunca estiveram tão bem posicionados para liderar como estamos hoje”, diz o texto.
“Foi a maior honra da minha vida servir como seu Presidente. E, embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que seja do interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente no cumprimento de minhas obrigações como presidente pelo restante do meu mandato.”
Pedido de renúncia
Logo após o anúncio de desistência de Joe Biden, o presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Mike Johnson, pediu pela renúncia o presidente da República.
“Se Joe Biden não está apto para concorrer à Presidência, ele não está apto para servir como presidente. Ele deve renunciar ao cargo imediatamente. 5 de novembro não pode chegar cedo o suficiente”, disse o integrante do Partido Republicano em uma publicação na rede social X.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		