O presidente Jair Bolsonaro convidou o general Walter Braga Netto, atual Chefe do Estado-Maior do Exército, para o cargo de ministro da Casa Civil.

O general ocupará o lugar de Onyx Lorenzoni, que deverá ser deslocado para o Ministério da Cidadania, hoje comandado por Osmar Terra.

O general do Exército Walter Souza Braga Netto, então comandante militar do Leste, foi escolhido pelo então presidente Michel Temer em 2018 como chefe da intervenção federal do Rio.

O principal impasse de Bolsonaro para efetivar a troca no comando pasta era escolher o nome que substituiria Onyx na função. A ideia, de acordo com duas fontes do governo, era colocar alguém com “perfil técnico ou da área militar”.

Medida foi pensada para evitar que o Palácio do Planalto seja usado para pretensões eleitorais.

A mudança foi necessária após o atual titular da Cidadania contratar uma empresa de tecnologia que, segundo a Polícia Federal, foi usada como laranja para desviar R$ 50 milhões no governo Michel Temer.

Por nota, divulgada na terça-feira (12), Osmar Terra disse:  “Todos os funcionários da linha de decisão e que estão envolvidos na contratação da empresa foram afastados num processo de aperfeiçoamento dos controles”.

Fonte: Estadão