
De acordo com um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta sexta-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro lidera a corrida em todos os cenários elaborados para o primeiro turno das eleições presidenciais de 2022. Além disso, Bolsonaro também vence em todas as simulações de segundo turno da pesquisa.
No entanto, quando confrontado com o ex-ministro, Sérgio Moro, o resultado é de empate técnico. O Paraná Pesquisas simulou três cenários diferentes para a disputa do primeiro turno. Neste levantamento, os percentuais de intenção de voto recebidos pelo atual presidente da República variam entre 32,9% e 35,8%.
No primeiro cenário, os candidatos são Bolsonaro (sem partido), Moro (sem partido), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Guilherme Boulos (PSOL), João Amoêdo (Novo), o apresentador Luciano Huck (sem partido) e o governador João Dória (PSDB).
Já no segundo cenário, entrariam na disputa o ex-presidente Lula (PT) e a ex-senadora Marina Silva (Rede). Além disso, nesta simulação Huck não participa da corrida eleitoral.
Enquanto isso, no terceiro cenário, os nomes são os mesmos da primeira simulação, mas sem o ex-ministro Sérgio Moro. No entanto, são incluídos o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) e o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM).
Os números da pesquisa atual indicam continuidade de um panorama identificado pelo órgão em dezembro. Anteriormente, o levantamento mostrou que os mesmos três cenários também apresentavam Bolsonaro em primeiro lugar.
Para os resultados, o Paraná Pesquisas entrevistou, através de ligações telefônicas, 2.002 eleitores de todos os estados e do Distrito Federal. A coleta de dados aconteceu entre os dias 22 e 26 de janeiro e a margem de erro é de dois pontos percentuais, com o nível de confiança de 95%.
Veja detalhes da pesquisa clicando aqui.