Foto de bolsonaro com máscara preta
(Foto: Marcelo Casal Júnior/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde passa a divulgar o boletim epidemiológico sobre a disseminação do novo coronavírus no país a partir das 22h, após o término de telejornais noturnos.

Decisão é uma ordem do presidente Jair Bolsonaro e é permanente, segundo fonte no alto escalão do governo ao ‘Correio Braziliense’.

A estratégia seria evitar que muitos brasileiros tivessem acesso aos dados, pois é o horário que muitos estão em casa assistindo os noticiários.

Sem anúncio oficial, a ordem foi dada para que todos dados sejam enviados à imprensa apenas no final da noite, mesmo que estejam prontos às 19h.

Ainda de acordo com a fonte ouvida pela ‘Correio Braziliense’, a estratégia existia desde a gestão do ex-ministro Luís Henrique Mandetta. No entanto, o titular da pasta, na época, se recusou alegando que geraria forte impacto na pandemia.

Após a saída de Mandetta, os boletins começaram a ser divulgados às 19h, duas horas mais tarde do que era habitual. A partir da última quarta-feira (3), os boletins começaram a ser divulgados às 22h.