Presidente Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Após a paralização e bloqueio feito por caminhoneiros em todo o Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) gravou um áudio pedindo para que os profissionais liberem as estradas. Bolsonaro diz na gravação que a iniciativa dos caminhoneiros “prejudica todo mundo, em especial, os mais pobres”.

“Fala para os caminhoneiros aí, que são nossos aliados, mas esses bloqueios atrapalham a nossa economia. Isso provoca desabastecimento, inflação e prejudica todo mundo, em especial, os mais pobres. Então, dá um toque no caras aí, se for possível, para liberar, tá ok? Para a gente seguir a normalidade. Deixa com a gente em Brasília aqui e agora. Mas não é fácil negociar e conversar por aqui com autoridades. Não é fácil. Mas a gente vai fazer a nossa parte aqui e vamos buscar uma solução para isso, tá ok? E aproveita, em meu nome, dá um abraço em todos os caminhoneiros. Valeu”, disse o presidente na gravação.

Ação a favor do presidente

A paralisação dos caminhoneiros começou logo após o 7 de setembro, nesta quarta-feira (8). Os profissionais, que se dizem apoiadores do presidente Bolsonaro, promoveram as manifestações e bloquearam rodovias em pelo menos 12 estados.

De acordo com os manifestantes, a ação também é um ato contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, fez um apelo nas redes sociais, afirmando que o bloqueio dos caminhoneiros agravaria a crise econômica no país.

“Já temos hoje um efeito no preço dos produtos em função da pandemia. A inflação hoje também tem um componente internacional. E uma paralização vai trazer desabastecimento, vai acabar impactando os mais pobres, os mais vulneráveis e prejudicando a população. A gente sabe que há uma preocupação de todos com a melhoria da situação do país, há uma preocupação de todos com a resolução de problemas graves. Mas a gente não pode tentar resolver um problema criando outro. E, principalmente, prejudicando os mais vulneráveis. Daí a preocupação do presidente da República. Então, peço a todos que ouçam, que escutem atentamente às palavras do presidente, que a gente tenha serenidade para pavimentar um futuro melhor.”

[tdj-leia-tambem]