
O prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), foi transferido para a para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na manhã desta segunda-feira (3), após a descoberta de um sangramento no estômago em um exame de endoscopia. Covas está no hospital Sírio-Libanês, no Centro da capital paulista.
Covas havia sido internado no domingo (2) para cuidar de efeitos adversos do tratamento e quimioterapia e imunoterapia. Porém, após o exame de endoscopia, foi encontrado um sangramento causado por uma úlcera, em cima do tumor original na cárdia, a passagem do esôfago para o estômago. Segundo o médico David Uip, que compõe o corpo clínico que cuida do prefeito, o sangramento foi controlado pelo endoscopista. Em decorrência da situação, o prefeito foi encaminhado para a UTI e submeteu-se a intubação oro-traqueal.
As sessões de quimioterapia e imunoterapia que seriam realizadas hoje foram suspensas. Segundo análise dos médicos, esse tipo de sangramento não é desejável, mas faz parte de um quadro de tratamento que o prefeito passa atualmente.
Afastamento
Para seguir com o tratamento da doença, ele anunciou um pedido de afastamento por 30 dias do cargo.
“Nesses últimos meses, a vida tem me apresentado enormes desafios. Tenho procurado enfrentá-los com fé, cabeça erguida e com muita determinação. (…) Nesse momento, com muita força e foco que preciso colocar na minha saúde, fica incompatível o exercício responsável de minhas funções como Prefeito de São Paulo, por isso, vou solicitar à Câmara de Vereadores uma licença do cargo pelo período de 30 dias, para me dedicar integralmente à minha recuperação”, disse Covas, em publicação.
Com a decisão, o vice-prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), assumiu a gestão nesta segunda-feira (3). Na carta publicada nas redes sociais, Bruno disse que confia no vice para dar continuidade ao plano de governo dele. “Tenho certeza que vamos superar mais essa batalha. Assim como tenho a convicção que nosso vice Ricardo Nunes e nossa equipe de secretárias e secretários manterão a cidade no rumo certo, cumprindo nosso programa de metas e plano de governo, priorizando o combate à pandemia e seus efeitos. Fiquem bem e até breve”, escreveu.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		