Foto do Faouaz Taha
Projeto de Lei é de autoria do presidente da Casa, Faouaz Taha (Foto: Divulgação)

Em sessão da Câmara de Jundiaí desta terça-feira (23), vereadores aprovaram projeto de lei que institui o dia 6 de abril como o ‘Dia da Atividade Física’ no Calendário Municipal.

O texto, legal e constitucional, é de autoria do presidente da Casa, Faouaz Taha (PSDB), e serviu para que o vereador levantasse o debate sobre as práticas esportivas neste período de pandemia.

“Falar sobre esse tema neste momento de pandemia que vivemos é essencial. Porque teremos que repensar as formas de fazer atividade física. Teremos que valorizar ainda mais as condições para essas práticas ao ar livre, em ambientes seguros”, afirmou Faouaz que, recentemente, intermediou diálogo entre representantes de academias, modalidades esportivas e educadores, com o prefeito Luiz Fernando Machado para que novos protocolos sanitários sejam pensados para quando for possível uma retomada das atividades.

“Entendemos a situação difícil de muitos colegas, mas não é uma decisão municipal e sim estadual. O importante neste momento é que a classe se organize e repense junto ao governo meios de retomada que terão que ser novos enquanto não tivermos uma vacina”, ainda disse Faouaz que é membro do Comitê Municipal de Enfrentamento ao coronavírus.

Também um dos autores da lei que debate a saúde mental no município, Faouaz reforçou em seu discurso a consequência da falta da atividade no âmbito emocional.

[tdj-leia-tambem]

“Precisamos debater o ‘sedentarismo forçado’ provocado pela pandemia, que não elimina mas reduz em muito as opções da prática como, por exemplo, de modalidades coletivas. A atividade física libera substâncias que influenciam nosso humor, na sensação de bem-estar e tem um importante papel no controle da ansiedade, que é outro sintoma preocupante da pandemia. Ainda não temos claro o nosso futuro e essa incerteza aciona gatilhos de ansiedade”, disse.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade e permitirá que, todo ano, o tema seja lembrado não somente pelos órgãos de governo como pela sociedade civil para que seja atualizado e valorizado. O dia 6 de abril já é lembrado mundialmente como o Dia da Atividade Física.