Vereador Faouaz Taha fala ao microfone durante sessão na Câmara de Jundiaí, usando óculos e camisa roxa.
Projeto de Faouaz Taha sobre mapeamento das ciclovias é aprovado por unanimidade em Jundiaí (Foto: Arquivo Pessoal/Faouaz Taha)

A Câmara Municipal de Jundiaí aprovou, na terça-feira (11), o projeto de lei do vereador Faouaz Taha que determina o mapeamento completo das ciclovias e ciclofaixas da cidade, com a divulgação das informações em plataformas oficiais da Prefeitura. A proposta, aprovada por unanimidade, também prevê que, futuramente, os dados estejam disponíveis em um aplicativo municipal voltado à mobilidade urbana.

Projeto busca incentivar transporte sustentável e mobilidade ativa

De acordo com o texto, a Prefeitura deverá identificar e sinalizar adequadamente todos os trechos de ciclovias e ciclofaixas do município, além de disponibilizar um mapa interativo com dados detalhados sobre a extensão, condições de uso (como obras, interdições ou funcionamento pleno) e planos de manutenção ou ampliação. O objetivo é tornar essas informações acessíveis à população, incentivando o uso de meios de transporte sustentáveis e a prática esportiva.

Sabemos dos desafios, mas todo grande projeto começa com um piloto. Precisamos começar, pois só identificando essas rotas, podemos melhorá-las. Vamos sentar e fazer esse trabalho juntos com a prefeitura, com os grupos de bike da cidade, aqueles que praticam o esporte, usam as ciclovias ou caminham”, afirmou Faouaz durante a sessão.

Continuidade de políticas voltadas ao esporte e bem-estar

O vereador lembrou que a proposta se soma a outras iniciativas de sua autoria, como a lei que instituiu as Rotas Esportivas em Jundiaí — projeto que busca fomentar o esporte ao ar livre e promover melhorias estruturais em avenidas, parques e praças, integrando esses espaços por meio de novas ciclovias.

Temos que incentivar a saúde, o bem-estar da população, lembrando a nossa luta de anos por instalação de pontos de hidratação nessas principais avenidas, para quem pratica esporte, crianças e também pets”, acrescentou.

Com a aprovação do projeto, a expectativa é de que Jundiaí avance na organização de sua malha cicloviária, fortalecendo a cultura da mobilidade ativa e reforçando o compromisso do município com políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à qualidade de vida.