Câmara Municipal de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (3), a Câmara dos Vereadores de Jundiaí divoulgou novas medidas de segurança para acesso ao plenário. Em junho, a Câmara instalou catracas na entrada do prédio. Além disso, a partir de agora só poderá acessar o plenário quem tiver cadastro.

De acordo com a Câmara, a instalação das catracas atende ao regulamento de segurança contra incêndios das edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo, e ao Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Este estabelece as medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir proteção contra incêndios e pânico.

Em nota, a Câmara de Jundiaí detalha que as catracas asseguram que pessoas não ultrapassem a a lotação máxima constante no AVCB, garantindo assim sua segurança. Dessa forma, para acessar a Câmara, a população deverá realizar um cadastro na recepção, apresentando o nome completo e número do RG.

Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Jundiaí

Questionado sobre as mudanças, o órgão pontuou que as alterações foram possíveis após a reforma do plenário. Nesta reforma, houve a adequação do espaço para funcionamento das catracas. A Câmara reforça ainda que o prédio tem três saídas de emergência, comporta 134 pessoas no local, incluindo os ocupantes fixos (vereadores e funcionários) e a 65 pessoas na plateia. Além disso, há uma entrada lateral, sem catraca, destinada a pessoas com mobilidade reduzida.

“A Câmara Municipal de Jundiaí adotou medidas primordiais para cumprir as regulamentações relativas à segurança do público, as quais todas as edificações públicas e privadas estão submetidas”, diz a nota.

[tdj-leia-tambem]