
Na sessão da Câmara Municipal desta terça (8), o combate aos abusos e violência sexual contra crianças e adolescentes foi o debate principal dos vereadores jundiaienses. Um projeto de lei proposto por Madson Henrique (PSC) e aprovado por unanimidade pelo Legislativo prevê prioridade absoluta para ações e programas de proteção, principalmente no tratamento de saúde mental pela rede pública de Saúde.
A iniciativa alterou uma legislação já existente no município – criada em 2012 e promulgada pelo ex-presidente da Câmara e ex-secretário de Saúde, Júlio César de Oliveira, o Julião – para priorizar estes casos em hospitais e órgãos de apoio.
Em reportagem recente, o Tribuna de Jundiaí mostrou dados das três sedes do Conselho Tutelar, que apontaram cerca de 110 casos de violência física e sexual contra crianças e adolescentes no município. Deste total, 69 atendimentos foram de violência física e 41 de violência sexual.
“Estivemos com o senador Magno Malta, que tem como filosofia a frase ‘Criança nasceu para ser cuidada e protegida’, pois são o futuro do nosso Brasil. Em meio à pandemia, os abusos contra crianças têm aumentado assustadoramente e o que temos de fazer é zelar por elas, começando pelo município”, destacou Madson.
[tdj-leia-tambem]
O vereador lembrou também das mortes ocasionadas por sequelas da violência. “O índice de suicídios entre adolescentes e jovens tem sido muito grande, por isso é importante cuidar das crianças em todas as áreas”.