Congresso derruba veto de Lula e acaba com a saidinha de presos
Connect with us

Política

Congresso derruba veto de Lula acaba com saidinhas de presos

O benefício das saídas temporárias será mantido apenas para estudos; veto presidencial foi derrubado com ampla maioria no Congresso.

Published

on

Atualizado há

Cela superlotada de presídio, com vários detentos com os braços para fora das grades.
Parlamentares votam pela restrição das saídas temporárias de presos, limitando o benefício a atividades educacionais. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Decisão do Congresso Nacional

O Congresso Nacional derrubou nesta terça-feira (28) os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à proposta que elimina a saída temporária dos presos, conhecida como “saidinha”, em feriados e datas comemorativas, como Dia das Mães e Natal.

Novas restrições para saídinhas

A decisão dos parlamentares impõe restrições ainda maiores às saidinhas, proibindo que os detentos deixem os presídios temporariamente para:

  • Visitar a família;
  • Praticar atividades que contribuam para o retorno ao convívio social.

Com a nova legislação, o benefício será concedido apenas a quem sair para estudar, seja em cursos de ensino médio, superior, supletivo ou profissionalizantes.

Direitos dos detentos para estudos

O detento tem o direito de solicitar até cinco saídas de sete dias por ano ou conforme a duração do curso. A iniciativa de restringir as saidinhas veio do Congresso, com um projeto de autoria do deputado Pedro Paulo (PSD-RJ).

Veto presidencial e sua justificativa

Em abril, Lula vetou o texto na tentativa de permitir que os presos visitem a família e participem de atividades de reinserção social. No entanto, o parlamento reverteu essa decisão.

“A proposta de revogação do direito à visita familiar restringiria o direito do apenado ao convívio familiar, de modo a ocasionar o enfraquecimento dos laços afetivo-familiares que já são afetados pela própria situação de aprisionamento. A manutenção de visita esporádica à família minimiza os efeitos do cárcere e favorece o paulatino retorno ao convívio social”, argumentou o governo ao vetar os trechos.

Resultados da votação no Congresso

Na Câmara dos Deputados, 314 parlamentares votaram pela derrubada do veto e 126 pela sua manutenção. No Senado, 52 senadores votaram pela derrubada e 11 pela manutenção do veto.

Regras do benefício de saídinhas

A saidinha beneficia aqueles que estão no regime semiaberto, que trabalham durante o dia em colônias agrícolas ou industriais, ou que estudam. O benefício é concedido ao preso com bom comportamento, que tenha cumprido 1/6 da pena se for primário e 1/4 se reincidente. Não é concedido a detentos que cometeram crimes hediondos ou com grave ameaça e violência, como assassinato.

Polêmica e impacto da proibição

A proibição das saidinhas é um tema importante para a oposição ao governo Lula, especialmente neste ano de eleições municipais. Parlamentares oposicionistas argumentam que os presos aproveitam o benefício para fugir da cadeia e praticar outros crimes.

Histórico da discussão no Congresso

A discussão no Congresso sobre a proposta de restrição das saidinhas se arrasta desde 2013. Segundo um levantamento realizado pelo site g1, a saída temporária de Natal de 2023 beneficiou pouco mais de 52 mil presos. Desses, 95% (49 mil) retornaram às cadeias dentro do período estipulado. Os outros 5% (pouco mais de 2,6 mil) não voltaram.

Política

Projeto de lei para suporte às crianças com altas habilidades e superdotação é aprovado na Câmara de Jundiaí

Published

on

Vereador Faouaz Taha discursando sobre o projeto de lei para suporte às crianças com altas habilidades e superdotação na Câmara de Jundiaí.
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Na sessão desta semana, na Câmara de Jundiaí, foi aprovado um projeto de lei que prevê uma política municipal intersetorial para oferecer suporte à garantia dos direitos das crianças com altas habilidades e superdotação. O projeto visa atender às necessidades específicas de crianças e jovens com altas habilidades e superdotação, incluindo aqueles que também possuem diagnóstico para algum grau de…

Continue Reading

Política

STF determina limite de 40g para porte de maconha para consumo pessoal

O limite de 40 gramas é “relativo”, ou seja, mesmo com uma quantidade inferior, o indivíduo poderá ser processado por tráfico se a polícia considerar que sua intenção era a venda da droga.

Published

on

STF determina limite de porte de maconha para uso pessoal
A decisão do STF descriminaliza o porte da maconha para consumo próprio, diferenciando usuário de traficante (Foto: Freepik/wirestock)

Em um julgamento histórico, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira (26) os critérios para diferenciar usuários de traficantes de maconha no Brasil. A decisão descriminaliza o porte da droga para consumo próprio, estabelecendo um limite de 40 gramas ou seis plantas fêmeas de cannabis sativa. De acordo com o ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso, o limite…

Continue Reading

Política

STF tem maioria para descriminalizar porte de maconha para uso pessoal

Ministro Dias Toffoli apresentou complemento de voto na retomada do julgamento pela Corte

Published

on

Homem acendendo um cigarro enrolado à mão com um isqueiro, relacionado à discussão sobre descriminalização do porte de drogas
Foto: Canva

Nesta terça-feira (25), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), esclareceu seu voto e reafirmou seu apoio à descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal. Com este posicionamento, o STF formou maioria a favor da não criminalização da posse da droga para uso próprio no Brasil. Posição dos ministros sobre a descriminalização do porte de maconha Ainda…

Continue Reading

Política

STF retoma julgamento nesta quinta (20) sobre descriminalização do porte de drogas

Debate havia sido interrompido em março deste ano por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli

Published

on

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a se reunir na próxima quinta-feira (20) para dar prosseguimento ao julgamento que pode definir o futuro da descriminalização do porte de drogas no Brasil. A retomada do debate, que havia sido interrompido em março deste ano por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli, representa um passo importante para a revisão da…

Continue Reading

Política

Lula diz que pode disputar a reeleição para evitar a volta de ‘negacionista’

Presidente destacou que há “muita gente boa” para se candidatar, e buscar a reeleição “não é a primeira hipótese”

Published

on

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em entrevista à Rádio CBN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (18) que pode tentar a reeleição nas eleições de 2026 "para evitar que trogloditas voltem a governar" o Brasil. Porém, Lula destacou que há "muita gente boa" para se candidatar, e buscar a reeleição "não é a primeira hipótese". Discurso sobre de Lula sobre…

Continue Reading