
Na quarta avaliação do Legislativo de Jundiaí, realizado pelo movimento Voto Consciente, o vereador Cristiano Lopes (PP) teve a melhor nota entre os 19 parlamentares da 17ª legislatura da Câmara de Jundiaí, no período de 2017 a 2019.
A avaliação dos vereadores, do mandato 2017/2020, foi publicado nesta quinta-feira (1º) através da Ficha Pública 2020, periódico do Voto Consciente Jundiaí publicado em anos de eleições para informar os eleitores sobre o perfil dos candidatos e regras eleitorais. Clique aqui para ler na íntegra.
Os vereadores de Jundiaí foram avaliados com base em cinco indicadores: projetos de impacto, fiscalização do Executivo, presença nas sessões, informações ao cidadão e presença nas comissões temáticas. O resultado final individual é o Índice Global, que é a média das notas, com exceção do critério de presença nas comissões temáticas.

O vereador Cristiano Lopes alcançou o Índice Global de 9,52. Ele recebeu 9,37 em projetos de impacto, 10 em fiscalização do Executivo, 8,70 em presença nas sessões, 10 em informações ao cidadão e 9,80 em presença nas comissões temáticas.
Para Cristiano Lopes, esse resultado é um reconhecimento de um trabalho sério e comprometido que ele propôs a fazer desde o momento em que foi eleito. “Sou um vereador da cidade e busco pautar o meu trabalho como um legítimo representante daqueles que querem construir uma cidade melhor para às futuras gerações. Fico honrado com isso e motivado a avançar cada vez mais em conquistas que farão a diferença na vida das pessoas”, diz.
Índice geral
Detalhe que dos 19 vereadores, 14 vereadores tiveram nota entre 7 e abaixo de, ou seja, 73,6% não tiveram o Índice Global acima de 7. Outro detalhe é que na comparação com o último vereador melhor avaliado, Paulo Malerba (PT), que em 2016 recebeu a nota de 7,57 de Índice Global, a nota de Cristiano Lopes evolui substancialmente.
Para Bruna Quirino, que faz parte do grupo de avaliadores do Voto Consciente, este trabalho tem a missão de fortalecer o legislativo municipal e, na avaliação dela, o grupo está conseguindo fazer os parlamentares se movimentarem mais.
“Se formos comparar o critério Fiscalização do Executivo, olhando a ficha de 2012, é possível ver que as notas para esse critério giravam em torno de zero! Ou seja, eles praticamente não se preocupavam em fiscalizar. Hoje o movimento já está diferente, e que bom que eles estão finalmente cumprindo com um dos seus papeis”, destaca.
O voluntária do grupo chama à atenção aos vereadores que estão no segundo ou terceiro mandato que mantiveram praticamente as mesmas notas. “Se fizermos um comparativo de notas dos vereadores que estão no segundo ou terceiro mandato e olhar para a evolução do índice global de cada um deles, é possível verificar que não houve evolução”, critica.
Sobre o Voto Consciente
O movimento Voto Consciente atua há 14 anos em Jundiaí de forma apartidária e voluntária com o objetivo de fomentar a participação política do cidadão e acompanhar e avaliar o Legislativo e Executivo do município.
Voluntários do Voto Consciente acompanham acompanham semanalmente as sessões ordinárias desde 2006 e fazem registros que, juntamente com atas oficiais e outros documentos, constituem a fonte de informações utilizadas para atribuir notas aos 19 vereadores de Jundiaí.