
A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada no sábado (13), revela que a maioria dos brasileiros rejeita a possibilidade de o Congresso Nacional aprovar uma anistia para livrar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da condenação por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes. Segundo o levantamento, 54% são contra a medida, enquanto 39% apoiam. Outros 2% se dizem indiferentes e 4% não souberam responder.
O levantamento foi realizado nos dias 8 e 9 de setembro, com 2.025 eleitores em 113 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Números da pesquisa sobre anistia
- Contra: 54%
- A favor: 39%
- Indiferente: 2%
- Não sabem: 4%
Condenação no STF
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado. O ex-presidente foi responsabilizado por liderar uma trama para se manter no poder, cometendo os crimes de organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio.
A decisão da Corte intensificou os debates em torno de um projeto de anistia em discussão no Congresso Nacional.
Perdão aos atos de 8 de janeiro
Além da questão específica de Bolsonaro, a pesquisa Datafolha também perguntou sobre o perdão aos condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. A maioria, 61%, se declarou contrária a qualquer tipo de anistia. Outros 33% são a favor, 5% não souberam responder e 1% se disse indiferente.
Prisão de Bolsonaro divide opinião
O instituto também levantou a percepção sobre a prisão do ex-presidente. Metade dos entrevistados (50%) afirmou que Bolsonaro deve ser preso por tentar o golpe, enquanto 43% discordam. Para 7%, não há opinião formada.
Já sobre a expectativa do que deve ocorrer, 50% acreditam que ele será preso, 40% acham que não e 10% não souberam responder.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4