
A aprovação do trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Executivo federal subiu e alcançou o mesmo patamar da desaprovação, segundo pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (11). Ambos os índices ficaram em 48%.
No último levantamento, em julho, 46% aprovavam a atuação de Lula e 50% desaprovavam. Já em abril, as avaliações quase se igualaram, com 49% de desaprovação e 48% de aprovação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa ouviu 2.005 pessoas com mais de 16 anos em 113 cidades, entre segunda-feira (8) e terça-feira (9).
Avaliação do governo atinge maior índice do ano
A avaliação positiva do governo também cresceu, chegando a 33% de ótimo ou bom — o maior índice de 2025 — contra 38% de reprovação.
O perfil da aprovação segue alinhado ao eleitorado tradicional de Lula: nordestinos (45% de ótimo/bom), menos escolarizados (40%), pessoas entre 45 e 59 anos (40%) e cidadãos de baixa renda (39%).
Por outro lado, a reprovação se concentra em sulistas (52%), evangélicos (52%), pessoas com curso superior (46%) e faixas de renda acima de dois salários mínimos (de 47% a 51%).
O levantamento também mostrou avanço da aprovação no Nordeste, onde o índice subiu de 38% em julho para 45% em setembro, consolidando-se como o segmento mais fiel ao presidente.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		